quinta-feira, abril 18, 2024

InícioCotidianoReitor convoca comunidade universitária para batalha contra fake news sobre cortes e...

Reitor convoca comunidade universitária para batalha contra fake news sobre cortes e atividades da UFPR

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, publicou neste domingo (5) à noite, um post de convocação à comunidade universitária  – alunos, professores, ex-alunos, funcionários, defensores da educação – para que todos entrem na batalha da comunicação para defender a entidade de falsas notícias que se espalham desde que o governo Bolsonaro anunciou o corte de verbas. No caso da UFPR, o corte é de R$ 48 milhões e ameaça inviabilizar as atividades da federal.  “Existem muitos fronts diante dessa situação, mas um deles, importantíssimo, é o da comunicação. Precisamos mostrar – nas redes sociais, nos grupos de whatsapp, no estágio, na comunidade, na igreja ou onde for – aquilo que de maravilhoso fazemos em nossa instituição. A pesquisa que produzimos, a extensão onde intervimos, a inovação que fazemos. E o quanto fazemos a diferença quando disseminamos tudo isso nos nossos cursos de graduação e de pós-graduação. E fazendo tudo isso, a inclusão social revolucionária que promovemos. E a contribuição imensa que damos ao setor produtivo. As vidas que transformamos. A sociedade que fazemos melhor”, diz o comunicado, publicado nas redes sociais.

“É necessário entrar na batalha da comunicação. Isso agora é fundamental. Vejo agora correntes falsas e mistificadoras circulando sobre as universidades públicas, dizendo asneiras sobre os cortes orçamentos e sobre nossas atividades. Vejo também, com tristeza, que até alguns setores internos aproveitam o momento para nos expor e travar suas batalhas na hora errada. A batalha a ser travada agora só deve ser uma: a favor das universidades públicas brasileiras, a favor da UFPR”. 

“Sei que não somos uma instituição perfeita – mas nenhuma é, nem pública e nem privada. Existem sempre coisas a melhorar, rumos a ajustar, autocríticas a fazer. Mas agora é a hora de mostrar o que é positivo, bom e belo na Universidade pública, até porque suas qualidades excedem, e muito, os seus problemas. O Brasil seria muito, muito pior sem as universidades públicas. Sem inteligência, sem desenvolvimento, sem graça. E esse é o momento de demonstrar isso. “Estamos fazendo nossa parte: as redes sociais da UFPR estão agora replicando matérias de tudo o que fazemos dentro dos nossos muros, nossas pesquisas, nossa extensão, nossas iniciativas, nossos milagres cotidianos. Mas agora precisamos de todo mundo para multiplicar tudo isso, espalhar pra todos os lugares, sensibilizar os que ainda não sabem e dissolver os mal-entendidos”, afirma ele. 

“E também convoco cada ex-aluno que aqui teve sua formação ou que aprendeu sua profissão (sem pagar mensalidade e eventualmente até recebendo alguma bolsa), e que portanto sinta que a UFPR como também sua, para essa missão, agora mais urgente do que nunca: divulgue, promova e defenda esse patrimônio de todos nós e “alma mater” do povo paranaense: a Universidade Federal do Paraná”, encerra o reitor.

Bem Paraná

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES