sábado, abril 27, 2024

InícioEsporteRealizando sonhos: em Santiago, Thiago Felix e Eduarda Souza disputarão pela primeira...

Realizando sonhos: em Santiago, Thiago Felix e Eduarda Souza disputarão pela primeira vez os Jogos Pan-Americanos

Para qualquer atleta, seja qual for a modalidade que pratica, disputar uma competição icônica como os Jogos Pan-Americanos é um sonho. E dois integrantes da equipe brasileira de Levantamento de Pesos irão realizá-lo em Santiago, capital do Chile: Thiago Felix e Eduarda Souza. Uma experiência que, com certeza, ficará marcada em suas vidas.

Neste fim de semana, ambos debutarão nas plataformas do Ginásio Chimikowe, em Peñalolén, comuna da capital chilena. Thiago estreia sábado (21), na categoria até 61kg, ao meio-dia; Duda, como é carinhosamente chamada pelos companheiros, no dia seguinte, no mesmo horário, pela categoria até 59kg.

Destaques da nova geração verde-amarela na modalidade, Thiago e Eduarda chegam ao Pan num momento promissor de suas carreiras. Jovens (ele com 22 anos, ela, com 18), ambos se destacaram nas competições internacionais que disputaram recentemente, seja conquistando títulos ou batendo recordes. Agora, têm a chance de representar o Brasil e de tentar fazer história.

Thiago

Campeão nos Jogos Sul-Americanos de Assunção, Paraguai, ano passado, na categoria até 61kg, Thiago Felix ergueu um total de 271kg para vencer a disputa da categoria até 61kg masculina. Levantou 124kg no arranco e 147kg no arremesso. Também em 2022, competiu no Campeonato Mundial de Levantamento de pesos em Bogotá, Colômbia, e terminou na 11ª colocação.

Com 22 anos, é apontado pelo técnico Dragos Stanica como o atleta brasileiro com mais chances de medalha no masculino nestes Jogos Pan-Americanos. Natural de Bauru-SP, ele começou no esporte aos seis anos de idade, na ginástica artística. Aos 13, passou para o crossfit.

Após o crossfit, foi levado por Serafim Veli, atleta do levantamento de peso, para realizar um curso da modalidade. Vendo que Thiago levava jeito, Veli o convidou para treinar visando competir no Campeonato Brasileiro de 2017. Com bons resultados de cara, ele migrou de vez para o LPO.

“Espero fazer uma boa competição, brigar por uma medalha. Só tive oportunidade de assistir os Jogos Pan-Americanos pela TV, tantos atletas, tantos países… É um sonho para qualquer atleta participar de eventos grandiosos assim, representando o Brasil. Fico muito feliz com essa oportunidade”, afirmou Thiago Felix.

Eduarda

Logo em sua primeira competição internacional adulta pelo Brasil, o Mundial de Riad, Arábia Saudita, disputado em setembro deste ano, Eduarda Souza disse a que veio. Na categoria 59kg, ela bateu o recorde brasileiro no arremesso, com 120kg, e terminou em 17º lugar na classificação geral. No grupo B de sua categoria, que reuniu 11 competidoras, ficou em segundo lugar, com 214kg no total, igualando seu recorde obtido no Campeonato Brasileiro Adulto, disputado em maio deste ano em Sete Lagoas-MG.

Eduarda reside em Portugal há alguns anos, compete em grande parte do tempo na Espanha e vem conquistando resultados surpreendentes para a sua faixa de idade, com apenas 18 anos. Ela garantiu índice para o Mundial de Riad na única prova que disputou no ciclo olímpico: o Campeonato Brasileiro, em Sete Lagoas-MG, no mês de maio.

“Esperei muito poder ter a experiência de disputar os Jogos Pan-Americanos. Já acompanhava na TV, mas como espectadora, e quero muito aproveitar cada momento com meu time e fazer o que eu amo. Fui para o Brasileiro deste ano tendo completa noção de que, se eu me apresentasse bem, muitas coisas boas estariam por vir, e ir aos Jogos Pan é uma delas. Meu objetivo aqui é mostrar 100% do meu desempenho, nada menos que isso, e sei que tenho boas chances”, disse Duda, confiante.

Segundo o técnico Dragos Stanica – que projeta a ela um futuro promissor – Eduarda, por ser muito jovem, ainda precisa ser um pouco trabalhada nas partes técnica e psicológica. Na visão do treinador, ainda lhe falta um pouco de aperfeiçoamento, mas a comissão técnica da CBLP está investindo nela, confiante de que ela irá se tornar, em breve, uma atleta de ponta mundialmente.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP)

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES