sábado, abril 27, 2024

InícioCotidiano‘Se corte de verbas não for revertido, as consequências serão graves’, diz...

‘Se corte de verbas não for revertido, as consequências serão graves’, diz UFPR

Universidade Federal do Paraná (UFPR) afirmou em nota, na tarde desta quinta-feira (2), que caso o corte de verbasanunciado pelo governo não seja revertido, as consequências serão graves para o segundo semestre do ano.

Com a medida do Ministério da Educação (MEC) anunciada na última terça (30), que vai bloquear 30% do orçamento de todas as instituições federais do país, a UFPR deixará de receber R$ 48 milhões. Segundo a universidade, a falta desse valor vai atingir diretamente despesas como consumo de água, energia, contratos de prestação de serviços e restaurantes universitários.

Em nota, a UFPR ainda ressaltou a importância do investimento nas universidades federais para o desenvolvimento da sociedade e descreveu os ranking nacionais e internacionais em que se destacou.

Leia a nota abaixo:

A UFPR reforça, como tem feito reiteradamente, que o investimento nas universidades federais é importante para a soberania nacional, para a formação de excelência das futuras gerações, para o aumento da qualidade de vida da população e para o próprio desenvolvimento pleno da economia nacional, nas indústrias ou no agronegócio, por exemplo.

Sendo a mais antiga universidade em funcionamento no país, a UFPR atende a uma comunidade com mais de 33 mil alunos, em 164 cursos de graduação e 89 programas de pós-graduação com 89 mestrados e 61 doutorados, além de 45 cursos de especialização e profunda inserção na nossa comunidade em 392 projetos e programas de extensão.

Contamos com o diálogo com as instâncias competentes do governo federal para continuar atendendo à comunidade paranaense, como temos feito há mais de 106 anos, sem o perigo de interrupção das nossas atividades, o que acarretará prejuízos imensuráveis para os nossos estudantes e para a sociedade.

Rankings

Nossa Universidade é pautada pela tolerância, pluralidade, inclusão social e é destaque entre as melhores universidades brasileiras, como demonstram os mais sérios rankings nacionais e internacionais. Segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2018 (divulgado em out/18):

 colocada no ranking geral;

melhor nota entre as universidades do Paraná (92.82);

 colocada no ranking de inovação;

 colocada no ranking de ensino;

11ª colocada no ranking de pesquisa;

BandaB

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES