‘Se corte de verbas não for revertido, as consequências serão graves’, diz UFPR

65

Universidade Federal do Paraná (UFPR) afirmou em nota, na tarde desta quinta-feira (2), que caso o corte de verbasanunciado pelo governo não seja revertido, as consequências serão graves para o segundo semestre do ano.

Com a medida do Ministério da Educação (MEC) anunciada na última terça (30), que vai bloquear 30% do orçamento de todas as instituições federais do país, a UFPR deixará de receber R$ 48 milhões. Segundo a universidade, a falta desse valor vai atingir diretamente despesas como consumo de água, energia, contratos de prestação de serviços e restaurantes universitários.

Em nota, a UFPR ainda ressaltou a importância do investimento nas universidades federais para o desenvolvimento da sociedade e descreveu os ranking nacionais e internacionais em que se destacou.

Leia a nota abaixo:

A UFPR reforça, como tem feito reiteradamente, que o investimento nas universidades federais é importante para a soberania nacional, para a formação de excelência das futuras gerações, para o aumento da qualidade de vida da população e para o próprio desenvolvimento pleno da economia nacional, nas indústrias ou no agronegócio, por exemplo.

Sendo a mais antiga universidade em funcionamento no país, a UFPR atende a uma comunidade com mais de 33 mil alunos, em 164 cursos de graduação e 89 programas de pós-graduação com 89 mestrados e 61 doutorados, além de 45 cursos de especialização e profunda inserção na nossa comunidade em 392 projetos e programas de extensão.

Contamos com o diálogo com as instâncias competentes do governo federal para continuar atendendo à comunidade paranaense, como temos feito há mais de 106 anos, sem o perigo de interrupção das nossas atividades, o que acarretará prejuízos imensuráveis para os nossos estudantes e para a sociedade.

Rankings

Nossa Universidade é pautada pela tolerância, pluralidade, inclusão social e é destaque entre as melhores universidades brasileiras, como demonstram os mais sérios rankings nacionais e internacionais. Segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2018 (divulgado em out/18):

 colocada no ranking geral;

melhor nota entre as universidades do Paraná (92.82);

 colocada no ranking de inovação;

 colocada no ranking de ensino;

11ª colocada no ranking de pesquisa;

BandaB

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.