quinta-feira, abril 25, 2024

InícioCidadesFaculdade fecha em Curitiba e ‘bomba’ fica pra ex-alunos

Faculdade fecha em Curitiba e ‘bomba’ fica pra ex-alunos

Desde o começo do ano letivo, estudantes da Faculdade de Tecnologia Machado de Assis, popularmente conhecida como FAMA, têm enfrentado um dilema que coloca em jogo a formação e até mesmo a vontade de seguirem estudando: não sabem como vai ser a continuidade dos estudos. Isso porque a faculdade fechou os cursos presenciais, encaminhou todos os alunos ao Centro Universitário UniBrasil e deixou a bomba para que os estudantes resolvam com a nova instituição.

A denúncia foi feita por dois estudantes,  para contar o que aconteceu. Segundo uma delas, que pediu para não ser identificada porque tem medo de que isso a prejudique de alguma maneira, os alunos só souberam da “novidade” no dia em que voltariam a estudar. “Ninguém nos comunicou antes, até mesmo para que pudéssemos nos preparar. Deixaram chegar o primeiro dia de aula e, com isso, não só nos trouxeram um baita problema, como também fizeram com que não pudéssemos começar a estudar no período certo”.

A jovem, que está no último ano de pedagogia, começou os estudos em 2015. “Quando começamos, a faculdade já tinha alguns problemas, mas nunca foi algo tão grave, dava para levar. Neste ano, quando foi para começar as aulas, nos reuniram e disseram que tinham transferido todo mundo para o UniBrasil. Aí começaram os problemas”, detalhou.

Com a explicação de que não poderiam mais continuar as atividades, a faculdade informou os alunos que todos deveriam seguir com os estudos na nova instituição. “Mas aí começamos a ver muitos problemas, o primeiro deles, por exemplo, o valor da mensalidade”.

Ao chegar para ver sua situação na UniBrasil, a jovem soube que, pela troca de instituição, obviamente o preço mudaria também. “Mas quando passaram para a gente que haveria a mudança, disseram que o valor que pagávamos na FAMA seria mantido. Acontece que a UniBrasil confirmou que manteria o valor até o fim do primeiro semestre, depois as mensalidades seriam ajustadas”.

No caso da estudante, assim como com outros alunos, os boletos aumentaram de preço ainda no primeiro semestre. “Eu paguei até fevereiro para a FAMA, mas estou com boletos da UniBrasil ainda sem pagar porque todas as cobranças que vieram para mim estão bem acima do que pagava antes. Estou guardando o dinheiro das mensalidades, mas ainda não sabemos como isso vai ficar”.

Conforme a estudante, a decisão da UniBrasil, após o fim do primeiro semestre, seria a de adaptar os valores cobrados pela FAMA. “Iriam avaliar uma forma de não cobrar o mesmo preço da UniBrasil, já que os valores de lá são bem maiores que os da FAMA, mas teria aumento sim”.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Histórico com falhas

Além da questão dos valores das mensalidades, os alunos enfrentaram também a questão do histórico escolar, que em alguns casos nem existia e, mm muitos deles, o documento estava incompleto. “No meu caso, praticamente metade dele não existia. Eu só consegui ajeitar a situação porque eu controlava todas as minhas notas e informações, tinha tudo, então facilitou. Mas tem muita gente que teve problema porque o histórico veio com notas erradas, não tinha nota ou simplesmente não existia”.

Como estava no último período, na fase em que os estudantes produzem o trabalho de conclusão de curso, conhecido como TCC, a jovem ainda conseguiu negociar com a UniBrasil e sua situação não ficou tão complicada: pelo menos o TCC ela continuou fazendo. “Mas não sabemos como vai ficar a questão do diploma, por exemplo. A FAMA disse que seria pela UniBrasil, mas na UniBrasil diz que é pela FAMA”.

A estudante disse que sentiu ainda mais medo quando viu que tem alunos antigos que ainda não pegaram seus diplomas. “Fui à FAMA para resolver a situação do histórico e encontrei alguns alunos, de cursos de três anos atrás, que ainda não tinham conseguido o diploma. Não culpo a UniBrasil, porque como vão pegar um aluno que estudou quase nada lá e dar pegar um diploma da instituição?”.

Sem destino certo

Alunos transferidos da FAMA não sabem o que vai ser daqui pra frente, pois tem gente que o curso não existe na UniBrasil, caso do jovem João Victor. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Alunos transferidos da FAMA não sabem o que vai ser daqui pra frente, pois tem gente que o curso não existe na UniBrasil, caso do jovem João Victor. Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

No caso de João Victor de Souza Gonçalves, de 19 anos, outro estudante entrevistado pela Tribuna, a situação foi ainda pior: cursando letras, o jovem não conseguiu continuar estudando na UniBrasil porque a instituição não tem o curso. “Primeiro disseram que iriam montar uma plataforma com a mesma grade curricular que tínhamos na FAMA, mas tivemos apenas duas aulas. Na segunda aula comunicaram que o curso não poderia continuar lá, pela demanda ser baixa, já que eram apenas sete alunos”.

TribunaPr

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES