sexta-feira, abril 26, 2024

InícioSaúdeCaso de curitibana com doença rara desperta atenção da imprensa internacional

Caso de curitibana com doença rara desperta atenção da imprensa internacional

Lembra da Karina Rondini? A jovem curitibana de 28 anos, portadora de neurofibromatose que, cansada de sofrer, resolveu expor sua história nas redes sociais? Pois então. Há algumas semanas a história de Karina foi noticiada por uma emissora de televisão britânica e ganhou grande visibilidade após a coragem da jovem em expor seu corpo, não apenas nas redes sociais, mas para o mundo todo. Agora, diante da grande publicidade que ganhou, Karina espera chamar ainda mais atenção de médicos e autoridades de saúde, dispostos a ajudá-la.

Portadora de uma doença genética sem cura, de aspecto semelhante à “elefantíase”, Karina aprendeu a encarar as cirurgias como parte de sua vida. Ao todo, a jovem já passou por 12 procedimentos cirúrgicos reparadores que em nada resolveram seu problema, já que, depois de cada operação, os enormes tumores em suas pernas – característicos da doença – voltavam a crescer dentro de poucos meses. Depois de tanto sofrer sem respostas e sem resultados efetivos, Karina recorreu às redes sociais como último recurso na busca de ajuda e também como forma de chamar a atenção de médicos e autoridades de saúde dispostos a ajudá-la.

Localizados nas laterais das pernas, os abcessos típicos entre portadores da doença – têm quase o dobro do tamanho de seus membros, provocando não apenas dificuldade de locomoção como também dores terríveis por conta da compressão lombar decorrente do peso dos tumores. Disposta a vencer a vergonha, Karina juntou a coragem necessária e compartilhou um vídeo curto, na Internet, no qual aparece em frente ao espelho mostrando seu corpo. O material rapidamente viralizou e, poucos dias após o compartilhamento, a Tribuna do Paraná publicou a história de jovem.

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

Quem pensava que tudo terminaria por aqui, no entanto, se engana. Procurada há algumas semanas pela emissora Barcroft TV, da Inglaterra, Karina recebeu as equipes de reportagem em sua casa, onde contou mais detalhes de sua história. No total, o relato de Karina já foi assistido por mais de 6 milhões de pessoas. “Estou feliz pelo fato das pessoas estarem tendo mais consciência a respeito dessa doença e também por toda a ajuda que recebi depois das divulgações”, afirmou a jovem, que espera encontrar um médico que realize a retirada dos tumores na menor quantidade possível de procedimentos. “Todos dizem a mesma coisa, no entanto. Que será necessário fazer em etapas por conta dos riscos”, lamenta.

TribunaPR

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES