quinta-feira, abril 25, 2024

InícioDestaquesEquoterapia da Escola Ilha do Saber em Pontal do Paraná recebe certificado...

Equoterapia da Escola Ilha do Saber em Pontal do Paraná recebe certificado da Associação Nacional

A equoterapia da Escola Especial Municipal “Ilha do Saber” conquistou nesta terça-feira (02) o certificado de filiação, à Associação Nacional de Equoterapia/ANDE – BRASIL, por preencher as condições técnicas e administrativas necessárias para o atendimento equoterápico.

De acordo com o site “Tua Saúde”, a equoterapia é um método terapêutico físico, ocupacional e educacional que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo. Esse tipo de terapia, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social.

A diretora auxiliar da escola municipal Ilha do Saber, e atualmente responsável pelo Centro de Equoterapia, Lizmari Simioni Rusycki, explica sobre a importância do certificado para a escola.

“ O certificado de filiação é fundamental para comprovar que trabalhamos dentro das normas da ANDE-BRASIL- Associação Nacional de Equoterapia, a qual criou o termo Equoterapia!Trabalhar segundo as normas estabelecidas e com todos os profissionais habilitados com curso reconhecido pela ANDE, o que garante a qualidade e segurança para os Praticantes (termo utilizado para todos que são atendidos na equoterapia).

Outro benefício é buscar a sustentabilidade do projeto, buscando recursos para a manutenção e ampliação das dependências do prédio da APF Ilha do Saber, através de arrecadação de campanhas como doações de destinação solidária de imposto de renda, entre outros. “, comentou Lizmari.

A principal vantagem do certificado para o centro é atender os praticantes dentro das exigências técnicas da ANDE-BRASIL, com qualidade e segurança, e para a escola, com a possibilidade de receber doações para a APF , Associação de Pais e Funcionários da escola Ilha do Saber.A escola atende hoje 120 alunos, dos quais 47 têm encaminhamento para a prática da Equoterapia, e mais 13 crianças dos CMEIS com laudo de autismo, com mais 10 alunos em avaliação que iniciarão o tratamento de reabilitação através da prática da Equoterapia no centro!.

No dia 09 de agosto comemora-se o dia nacional da Equoterapia, regulamentada pela Lei nº 12.067, de 29 de outubro de 2009.

“A data de 9 de agosto, dia da Equoterapia, para nós significa uma conquista maravilhosa, pois oferecemos um tratamento eficaz de excelência e totalmente gratuito! Esse tratamento é muito caro, em torno de R$350,00 (trezentos e cinquenta reais) por sessão, e nossos alunos praticam a equoterapia gratuitamente,” afirma Lizmari.

A diretora também fala sobre o investimento da prefeitura de Pontal do Paraná para o projeto e a participação e apoio do prefeito Rudão Gimenes.

“ Sobre o investimento nesta gestão, posso assegurar que além de garantir toda a estrutura para manutenção do centro, não deixando faltar alimentação dos animais, como a compra de um cavalo próprio para a Equoterapia, ferramenta mais importante para o nosso trabalho, o prefeito está legitimando o trabalho do seu pai, que foi o Prefeito que construiu o centro de equoterapia em 2010 e agora conseguimos realizar o sonho de ser um centro filiado a ANDE-BRASIL, graças aos investimentos na composição da equipe, pagando o curso de Instrutor de equitação para uma funcionária que já trabalhava conosco, que é uma entre as exigências para formalização da filiação. Então além de garantir toda a estrutura física do centro, adquirir um animal qualificado, também investiu nos funcionários do centro, pagando o curso na ANDE, como também intermediou uma capacitação para outros dois funcionários que são responsáveis pela alimentação e higiene dos animais, os quais fizeram um treinamento de casqueamento em Curitiba, com a Polícia Militar”, finaliza a diretora Lizmari.

Por Bruna Rodrigues

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES