sexta-feira, abril 26, 2024

InícioDestaquesObra da revitalização da orla de Matinhos segue com montagem da tubulação...

Obra da revitalização da orla de Matinhos segue com montagem da tubulação da dragagem

Mais uma etapa nos trabalhos de recuperação da orla de Matinhos teve início. Nesta terça-feira (12), a montagem da tubulação que será utilizada para a dragagem da recuperação da faixa de areia começou no balneário Flórida. De acordo com o Governo do Estado, 200 tubos de aço serão implantados.

Com isso, ficará interditado um trecho de aproximadamente 500 metros de extensão da praia na região, além da pista da Avenida Beira Mar. O projeto é do Governo do Estado, sob responsabilidade do Instituto Água e Terra, e as obras são executadas pelo Consórcio Sambaqui, que venceu o processo licitatório.

Segundo a Administração Estadual, esse trecho vai se expandir nos próximos dias para três quilômetros da praia e da Avenida Beira Mar. O período estimado para a interdição é de 40 dias. Isso para que os tubos de aço sejam preparados para receber a dragagem, que está prevista para julho. Conforme montagem da tubulação, ela será gradativa,

O Consórcio Sambaqui já sinalizou o local interditado. O objetivo é evitar acidentes e garantir a segurança de moradores e turistas. De acordo com o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro, haverão escavadeiras na praia, além da soldagem dos tubos – um processo que apresenta riscos com a produção de faíscas.

O prefeito Zé da Ecler acompanhou o início da segunda etapa dos trabalhos nesta terça, que também teve a presença de representantes do IAT e de vereadores. “Além de trazer turistas e o desenvolvimento para Matinhos, essa revitalização vai fazer o Paraná ser grandioso – como já é – também aqui no litoral”, afirmou o chefe do Executivo, que também agradeceu ao Governo do Estado pela obra e pelos investimentos na região.

Além da engorda da faixa de areia por meio de aterro hidráulico, os serviços prevêem estruturas marítimas semirrígidas, canais de macrodrenagem e redes de microdrenagem, e revitalização urbanística da orla marítima com o plantio de árvores nativas. Ainda serão realizadas melhorias na pavimentação asfáltica e a recuperação de vias.

Segundo o Instituto Água e Terra, o objetivo é minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no litoral. Essa combinação, reforçou o IAT, vem destruindo e comprometendo boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer em Matinhos.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Departamento de Comunicação

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES