sexta-feira, abril 26, 2024

IníciocuriosidadesIrlanda vai plantar 440 milhões de árvores até 2040

Irlanda vai plantar 440 milhões de árvores até 2040

Meta inclui 22 milhões de novos plantios por ano.

Mais um país assume compromisso com a reflorestação de suas terras. Desta vez, é a Irlanda que está planejando plantar 440 milhões de árvores. A meta é chegar a, pelo menos, 22 milhões novos plantios por ano. 

De longo prazo, o plano tem 20 anos para ser concluído e integra a estratégia de ação climática do governo. Outras medidas incluem a transição para carbono zero até 2050. Para isso, são previstos novos impostos sobre carbono, aumento de investimentos em energia renovável e mudança no uso da terra e na agricultura. O último item é um indício que a Irlanda está atenta às recomendações do IPCC. 

A gestão já organiza reuniões por todo o país para incentivar as comunidades a apoiar as metas, reconhecendo que um ponto crucial é convencer os agricultores a destinar parte de suas terras ao plantio de novas árvores. 

“O plano de ação climática compromete-se a fornecer uma expansão do plantio florestal e do manejo do solo para garantir que a redução de carbono do uso da terra seja entregue no período de 2021 a 2030 e nos anos posteriores”, afirmou um porta-voz do Departamento de Comunicações da Irlanda, Ação Climática e Meio Ambiente, ao jornal The Irish Times.

O país também quer reduzir o uso de transportes poluentes e fortalecer alternativas limpas, inclusive, aumentando a frota de veículos elétricos para um milhão até 2030.

Além de todas as vantagens ambientais, a decisão de aumentar as florestas tende a embelezar ainda mais este gélido país já composto por grande vegetação, montanhas e praias – sendo que nenhuma parte da Irlanda está a mais de 110 km do mar.

CicloVivo

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES