quinta-feira, abril 25, 2024

InícioDestaquesAtleta de 13 anos de Pontal do Paraná se destaca no bodyboarding...

Atleta de 13 anos de Pontal do Paraná se destaca no bodyboarding e é campeão do Open em Camboriú

A história do bodyboarding no Brasil é recente, começando em 1978, com sua primeira competição acontecendo somente em 1988, quando também foi formada a Associação Brasileira de Bodyboarding.

Os estados que tem um litoral com boas ondas saem na frente pois seus atletas ficam mais próximos do seu local de treinamento, o mar e suas ondas. Em Pontal do Paraná, mesmo com ondas que não são as ideais para a prática competitiva do esporte, um jovem atleta vem se destacando no meio de grandes competidores.

Foto: Kauhê Prieto

Roger Fusculin tem 13 anos e a cinco vem entrando no mar para treinar se divertir e competir. Ele foi Campeão Paranaense de Bodyboarding em 2017 na categoria grommet’s (ate 12 anos), agora com 13 anos compete na categoria mirim que vai até 15 anos de idade. Em 2018 competindo o brasileiro sub-18 ficou em sétimo lugar no ranking geral.

No final de semana passado foi campeão do Kpaloa – Circuito Municipal de Balneário Camboriú e como não foi realizada a categoria mirim (até 15) o atleta foi para água competir na categoria OPEN (amador aberto) e conseguiu se sagrar campeão diante todos os atletas com idades variadas.

Segundo o atleta que não deixa os estudos de lado e leva muito a sério a educação, a prancha sempre foi seu brinquedo preferido e hoje vê o esporte como objetivo de vida.


Foto: Kauhê Prieto

“Meu pai me deu uma prancha eu tinha oito anos, eu lembro (rs…) a prancha era grande para mim, eu sempre me divirto muito no mar só quem pega uma onda sendo no surf ou no bodyboarding sabe descrever é uma coisa mágica que te conecta com a natureza e hoje posso dizer que meu caminho é o profissionalismo e encarar esse dom que Deus me deu como meio de vida”, disse Roger.

Roger começou a dar as primeiras “braçadas” no esporte no CTB – Centro de Treinamento de Bodyboarding, berço do esporte no Paraná, onde foram treinados atletas grommet’s, mirim, junior e amadores que se destacaram ao longo dos anos. O garoto Roger Fusculini passou por ensinamentos de atletas experientes no Paraná como, Giovane Ferreira, Sanderson Trevisan e Marcos Bueno.

Um dos maiores incentivadores e que também gosta de dar as suas surfadas, é o pai do atleta o empresário Alan Fusculin, que acompanha e busca apoiar em tudo que pode para o filho seguir essa carreira esportiva tão especial.

“Eu sinto maior orgulho de ver o meu garoto no mar, ele sabe o que está fazendo ele pensa e domina bem as ondas, sabe tirar o máximo delas. O esporte é difícil exige muita concentração e a sorte de entrar boas ondas em sua bateria, que é sua vez de entrar no mar, então é uma relação total com a natureza e isso faz com que o trabalho fique mais leve”, completou Alan.

Foto: Kauhê Prieto

Roger Fusculin disse ainda que o esporte tem custos altos, especialmente em viagens e deslocamentos, pois o treinamento constante e a participação nos campeonatos é de fundamental importância para o desenvolvimento profissional do atleta.

“Temos uma linda praia ao lado de casa, mas não temos as ondas que o esporte exige então temos que viajar muito para outros locais com picos melhores para poder fazer o treinamento. E isso gera custos que muitas vezes a minha família por mais que se esforce muito para realizar o meu sonho, não consegue arcar com tudo, o incentivo das empresas é escasso não ligam muito para a gente, mas algumas pessoas são muito importantes para nós, meus patrocinadores a UVStore e o Studio de Tatuagem Organic Tattoo que me dão a maior força, mas é preciso mais apoio para conseguirmos melhores resultados estamos abertos a parcerias”, destacou.

Como Roger tem apenas 13 anos de idade o pai do atleta fala um pouco do que podemos esperar para o futuro do atleta que representa o município de Pontal do Paraná e o estado do Paraná.

Foto: Kauhê Prieto

“O futuro do Roger é de muito treinamento e aprendizado, pretendemos em 2021 quando ele completar 15 anos de idade participarmos do campeonato mundial Pró Júnior levando o nome de Pontal do Paraná e de todos que o estiverem apoiando pelos litorais a fora, ele é um garoto muito esforçado e talentoso dedicado no que faz, podem esperar boas notícias dele”, finalizou o Alan Fusculin.

Da Redação do Paraná Praia

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES