sábado, abril 20, 2024

InícioDestaquesJovem morre após ter parasitas descobertos em seu cérebro

Jovem morre após ter parasitas descobertos em seu cérebro

Um jovem de 18 anos morreu após ter parasitas em seu cérebro, de acordo com um estudo de caso publicado no “New England Journal of Medicine”.

Os médicos do ESIC Medical College e Hospital de Faridabad relataram que o paciente, que apareceu no pronto-socorro com inchaço no olho direito, estava tendo convulsões tônico-clônicas, que causam músculos endurecidos e perda de consciência.

Seus pais disseram que seu filho sentiu dor na virilha direita por uma semana. Um exame físico revelou que ele tinha confusão mental e sensibilidade no testículo direito.

O diagnóstico foi neurocisticercose, uma doença parasitária do cérebro causada quando alguém engole ovos de tênia que passaram nas fezes de alguém que tem uma tênia intestinal. As larvas rastejam para fora dos ovos e para os tecidos musculares e cerebrais, onde formam cistos.

O problema só foi identificado depois que a equipe médica realizou uma ressonância magnética e viu danos causados ​​por cistos em seu córtex cerebral, bem como no tronco cerebral, incluindo o cerebelo, que fica na parte de trás do cérebro, acima da medula espinhal.

Os médicos também descobriram cistos no olho direito e no testículo direito do paciente.

Por causa do número e localização dos cistos, seus médicos decidiram não tratar o jovem com medicamentos antiparasitários. Estes podem agravar o sangramento cerebral e inflamação, levando à perda de visão. Em vez disso, o paciente recebeu um medicamento anti-inflamatório, chamado dexametasona, além de medicamentos antiepilépticos.

Duas semanas após sua chegada ao pronto-socorro, o paciente morreu.

A doença

As infecções por cisticercose ocorrem em todo o mundo, embora essas invasões parasíticas do corpo humano ocorram principalmente em áreas rurais de países em desenvolvimento, onde os porcos são permitidos e onde as práticas de saneamento são precárias. Embora essas infecções possam ser raras entre pessoas que vivem em países onde os porcos não têm contato com fezes humanas, a cisticercose pode ser adquirida em qualquer parte do mundo.

Os sintomas dependem da localização dos cistos. Às vezes, nódulos se formam sob a pele e, às vezes, a confusão mental é o único sinal do dano que ocorre no cérebro. Os sintomas podem aparecer meses ou até anos após uma infecção, geralmente quando os cistos começam a morrer, causando o inchaço do tecido.

Geralmente, essas infecções exigem medicamentos antiparasitários combinados com medicamentos anti-inflamatórios, mas a cirurgia pode ser necessária se o paciente não responder ou para reduzir o inchaço cerebral. Os sintomas podem requerer cuidados, mesmo que a própria infecção paralítica não precise mais de atenção ou tratamento.

Pacientes com cisticercose não podem disseminar sua doença para outras pessoas. Apenas pessoas com uma infecção por tênia no intestino podem espalhar os ovos potencialmente fatais quando a higiene adequada é insuficiente ou ignorada.

G1

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES