sexta-feira, março 1, 2024

InícioDestaquesConselho dos Povos Indígenas do Paraná elege primeiros representantes da história

Conselho dos Povos Indígenas do Paraná elege primeiros representantes da história

O recém-criado Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Paraná (CEPI-PR) elegeu os primeiros conselheiros indígenas da história durante a 1ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Paraná, que aconteceu neste final de semana em Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Ele será composto por 26 cadeiras distribuídas de forma paritária, sendo 13 da sociedade civil (11 indígenas) e 13 de representantes do governo. Os 22 indígenas eleitos para compor o Conselho representam todas as etnias do Paraná.

Os líderes Angelo K. Rufino, Miguel Alves, Everton Cipriano, Valdemar Kehunh Cassemiro da Silva e José Gabriel Gonçalves Cipriano são da etnia Kaingang; os conselheiros Everton Lourenço, Eloy Jacintho, Antoninho Karai Delane, Rivelino Gabriel de Castro e Izaias Benites são Guaranis; e Adriano da Silva simboliza os Xetás.As duas cadeiras destinadas a representantes de ONGs serão indicadas após a publicação de um edital.

Os indicados do Estado serão vinculados à Casa Civil e secretarias de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Saúde, Segurança Pública, Turismo, Educação, Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social e Família, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Para Eloy Jacinto, o Conselho consolida um futuro mais participativo no Paraná. “Era uma antiga demanda das lideranças históricas dos povos indígenas e que lutaram por muito tempo por essa conquista.

Agora, vamos compartilhar com o Estado a atenção e o reconhecimento, focando nas demandas e necessidades dos povos indígenas”, disse.

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoal Idosa, Leandre Dal Ponte, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a promoção dos direitos e do bem-estar dos povos indígenas.

“Ao eleger esses primeiros representantes, num encontro com discussões sobre políticas públicas, abrimos um novo capítulo na história do Estado. A participação dessas lideranças será fundamental no processo decisório das novas políticas para essa população”, afirmou.

Titulares

Angelo K. Rufino Miguel AlvesEverton CiprianoValdemar Kehunh Cassemiro da Silva José Gabriel Gonçalves CiprianoEverton LourençoEloy JacinthoAntoninho Karai DelaneRivelino Gabriel de CastroIzaias BenitesAdriano da Silva

Suplentes

Luiz Carlos Kog Te SalesFátima Kóyo LourençoIsaqueu Cagre Silas UbirajaraGeovane Machado Wallace Raulino Sampaio Daniel MaracaReinaldo Karai FernandesCelio Timóteo Cornelio AlvesAnderson da Silva

AEN

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES