O Carnaval de Curitiba 2023 toma conta do Centro da cidade neste fim de semana. São muitas atrações durante o sábado (18/2) e domingo (19/2), tendo como palco principal a Rua Marechal Deodoro, onde acontecem os bailes infantis, os desfiles dos nerds, dos blocos carnavalescos e das escolas de samba.
A tradicional Marcha Zombie Walk está na programação de domingo e o roteiro é pela Rua XV de Novembro.
Carnaval Nerd Personagens de histórias em quadrinhos, heróis e vilões das telas de cinema, cosplayers e personagens da cultura pop abrem os festejos no sábado. Eles formam o bloco do Carnaval Nerds, o primeiro a desfilar pela Marechal.A concentração começa às 10h, na Praça Zacarias, e às 13h o bloco sai em direção à Marechal Deodoro. Ele segue até a Rua Doutor Faivre, onde fica o Shinobis – Cultura e Gastronomia, dedicado aos fãs do universo geek.
Baile Infantil
Depois da passagem dos nerds, a Marechal Deodoro fica à disposição dos curitibinhas e suas famílias. Entre 15h e 17h acontece o baile infantil, animado pela Banda do Polakinho, com muito samba, marchinhas e brincadeiras.A matinê para as crianças se repetirá no domingo, no mesmo horário e local (próximo à Rua Monsenhor Celso).
Desfile do Grupo Especial
Zumbis no calçadãoDomingo a festa continua, começando pelos zumbis, que se concentram a partir das 10h na Boca Maldita. Adultos e crianças usam maquiagens assustadoras, enquanto no palco bailarinos dançam a música Thriller, de Michael Jackson.
Entre 12h30 e 13h, é dada a largada para a Zombie Walk, que segue pelo calçadão da Rua XV de Novembro até a Praça Santos Andrade, onde acontecem shows de bandas curitibanas.Sopros do Polakinho
Na Marechal Deodoro, às 14h de domingo, antes do baile infantil, o Bloco de Sopros do Polakinho percorre a avenida, saindo da Travessa da Lapa em direção à Marechal Floriano, ao som de trompetes, trombones e percussão.
A vez do Grupo de Acesso
A passarela do samba voltar a brilhar com blocos e escolas de samba no domingo, a partir das 18h. O corso de carros antigos e enfeitados do Elas Clube atravessa a avenida e depois dele vêm os blocos Unidos de Judá, EcoOrquestra, Pretinhosidade e Fogosa.
A noite é dedicada às escolas do Grupo de Acesso. A estreante Deixa Falar é a primeira, às 21h20. Depois entram a Unidos de Pinhais (22h10), Leões da Mocidade (23h) e Embaixadores da Alegria (23h50). Todas disputam o título do grupo para subir, no próximo carnaval, ao Grupo Especial.
Conforto e segurança
Para receber todas essas festividades, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba prepararam uma estrutura para garantir o conforto e a segurança dos foliões. Haverá pontos de venda de alimentação no calçadão da Monsenhor Celso, na Rua Barão do Rio Branco e na Avenida Marechal Floriano.
Assessoria
