sexta-feira, março 29, 2024

InícioDestaquesMorretes, a charmosa cidade do litoral paranaense que tem muitos motivos para...

Morretes, a charmosa cidade do litoral paranaense que tem muitos motivos para ser visitada

A cidade é conhecida por seu prato típico do litoral, o Barreado, mas tem muitas outras opções de passeios para encantar os turistas.

Morretes é uma das cidades do litoral que recebeu e ainda receberá mais uma etapa dos Jogos de Aventura e Natureza. Na cidade, há opções de diversos passeios e aventuras. Já contei, inclusive, sobre uma aventura que fiz com minha família no Parque Estadual do Pico Marumbi.

Neste texto, vou compartilhar sobre outras experiências que tivemos por lá e que também nos agradaram muito.

1. Comer Barreado

Morretes, para mim, é muito mais do que Barreado. Porém, não dá para negar que ela ganhou fama por conta desse que é um dos pratos típicos do litoral. A cidade recebe muitos turistas interessados em conhecer o prato ou para degustá-lo novamente. Eu, em todas as vezes que vou para o litoral do Paraná, faço questão de ao menos dar uma passada na cidade para comer esse delicioso prato.

Gosto muito de comer o Barreado com banana.  — Foto: Marcio Kubo

Gosto muito de comer o Barreado com banana. — Fotos: Marcio Kubo

O prato leva carne bovina de segunda, farinha de mandioca, cebola, alho, bacon, toucinho e condimentos. O tempo de preparado é longo, fazendo a carne ficar desfiada e deixando tudo muito saboroso. Vale a pena visitar a cidade para experimentá-lo.

2. Passear pelo centro histórico da cidade

Morretes é muito charmosa. Isso se deve ao seu entorno composto pelas belas Serras do Mar, ao rio que corta a cidade e também às construções históricas que ficam no centro. Visitar a cidade é como voltar no tempo e ver de perto um pouco da história do Paraná.

Outro ângulo da belíssima Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Nas antigas construções funcionam os diversos restaurantes que servem o Barreado e lojinhas, que em sua maioria vendem artesanatos da região. A cidade recebe muitos turistas, principalmente aos fins de semana. Se você tiver oportunidade de visitá-la em um dia de semana encontrará ruas mais tranquilas. No entanto, mesmo em dias cheios, amo andar por lá e aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer.

O calçadão de Morretes em dia de semana na baixa temporada. — Foto: Marcio Kubo

O calçadão de Morretes em dia de semana na baixa temporada. — Foto: Marcio Kubo

No centro, aos sábados e domingos, acontece uma feirinha de produtores locais das 10h às 19h, onde podemos comprar algumas delicias, como: chips de banana, balas de banana, cachaças, licores, entre outros produtos artesanais.

Feirinha no centro de Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Feirinha no centro de Morretes. — Foto: Marcio Kubo

3. Curtir o Rio Nhundiaquara

O Rio Nhundiaquara passa pelo centro de Morretes e é um dos responsáveis por compor a beleza da cidade. Como, na maioria das vezes que fomos para lá, sempre estávamos de passagem, nunca conseguíamos aproveitar para chegar às margens do rio e curtir as suas águas cristalinas. Mas, em nossas últimas visitas, finalmente realizamos esse desejo. Em diversas partes da cidade é possível encontrar locais apropriados para banho.

Rio Nhundiaquara no centro de Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Rio Nhundiaquara no centro de Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Só é importante ficar atento ao clima, já que a cidade tem seu entorno muitas serras, então, em dias de chuva, existe o risco de tromba d’água nos rios. A melhor maneira de saber se você pode ou não ficar nas margens ou entrar no rio é perguntando aos moradores da cidade que conhecem bem a região.

Em um trecho do rio Nhundiaquara, no bairro Porto de Cima, aproveitamos as suas águas cristalinas.  — Foto: Marcio Kubo

Em um trecho do rio Nhundiaquara, no bairro Porto de Cima, aproveitamos as suas águas cristalinas. — Foto: Marcio Kubo

4. Visitar uma alambique de cachaça

Morretes produz cachaças de qualidade que já foram premiadas internacionalmente. Portanto, vale a pena visitar um alambique para conhecer o processo de produção, além de degustar diversos tipos de cachaças e licores. Mesmo não sendo uma consumidora frequente de cachaça, gosto muito desse tipo de passeio, que me faz conhecer ainda mais a cidade onde estou.

Tonéis de cachaças e licores em um dos alambiques da cidade. — Foto: Marcio Kubo

Tonéis de cachaças e licores em um dos alambiques da cidade. — Foto: Marcio Kubo

5. Visitar um orquidário

Orquidário na região rural de Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Orquidário na região rural de Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Se você é do tipo de pessoa que gosta de Orquídeas, vale a pena visitar um dos orquidários que ficam na área rural de Morretes. Nós visitamos um, e mesmo não sendo os mais entendidos e conhecedores do assunto, gostamos da experiência. Havia orquídeas de várias espécies e todas muito lindas.

6. Fazer um passeio com carro 4×4

Uma das paisagens que contemplamos durante o passeio 4x4 em Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Uma das paisagens que contemplamos durante o passeio 4×4 em Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Contratamos uma empresa de Ecoturismo e Aventura da cidade para fazer um passeio de carro 4×4 com um guia. Basicamente fizemos um tour pela área rural de Morretes, conhecendo especificidades e curiosidades da cidade, vislumbrando lindas paisagens e visitando algumas propriedades.

Foi assim, inclusive, que conhecemos o orquidário e visitamos o alambique de cachaça mencionados anteriormente. Além disso, também visitamos um recanto onde existe uma piscina natural do Rio Marumbi.

Parada durante o passeio 4x4 para apreciar o Rio Marumbi. — Foto: Marcio Kubo

Parada durante o passeio 4×4 para apreciar o Rio Marumbi. — Foto: Marcio Kubo

Nós fizemos esse passeio durante o inverno e, mesmo assim, achamos muito proveitoso. Não tivemos coragem de entrar na água, mas foi uma delícia ficar por ali contemplando um pouco a sua beleza.

Piscina Natural do Rio Marumbi em Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Piscina Natural do Rio Marumbi em Morretes. — Foto: Marcio Kubo

7. Passear em um parque ecológico

Eu simplesmente amo passear em parques, principalmente os que tem como palco a Mata Atlântica. Em Morretes, passamos um dia inteiro em um parque ecológico que fica em uma área de preservação e tem uma infraestrutura excelente para os turistas.

O Parque fica afastado do centro da cidade e tem um visual incrível. — Foto: Marcio Kubo

O Parque fica afastado do centro da cidade e tem um visual incrível. — Foto: Marcio Kubo

Por lá, fizemos algumas trilhas, todas de curtas distâncias e em meio a mata que é muito preservada. Fiquei admirada com a quantidade de vida que existia em cada árvore.

A beleza da Mata nos deixou admirados. — Foto: Marcio Kubo

A beleza da Mata nos deixou admirados. — Foto: Marcio Kubo

Nos divertimos muito também, praticando arvorismo e tirolesa, inclusive, foi a primeira vez que meu filho teve oportunidade de fazer estas atividades e adorou. Além disso, ele também participou de uma oficina onde aprendeu a plantar sementes usando cascas de ovos. Tudo foi tão divertido e atraente que gostaríamos de ter tido mais tempo para ficar no parque.

Tirolesa em Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Tirolesa em Morretes. — Foto: Marcio Kubo

Ressalto que existem outras experiências que ainda não vivenciamos na cidade de Morretes, como o Rafting, Boia Cross, canoagem e trilhas para cachoeiras. Acho que dá para perceber que ainda temos muitos motivos para retornar à cidade.

Ainda dá para aproveitar e turistar muito por Morretes ou por outra cidade da região, na próxima etapa dos Jogos de Aventura e Natureza que acontecerá no Litoral.

Assessoria


ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES