sexta-feira, abril 19, 2024

InícioDestaquesDelatores da Operação Pecúlio fecham novo acordo para pagar indenização com realização...

Delatores da Operação Pecúlio fecham novo acordo para pagar indenização com realização de obras na saúde

Acordo prevê que os réus realizem as obras sem que haja qualquer tipo de lucro e entreguem maquinários para o município, com preço abaixo do valor de mercado.

Os empresários Fernando Bijari, Nilton Beckers e Vilson Sperfeld fecharam um novo acordo com o Ministério Público Federal (MPF) para pagar a indenização referente aos danos causados por desvios ilegais investigados na Operação Pecúlio, da qual são delatores.

O acordo foi autorizado pela Justiça Federal, e prevê que os delatores façam o pagamento de R$ 5,4 milhões com a realização de obras (sem que haja qualquer tipo de lucro) e com a entrega de maquinários para o município, com preço abaixo do valor de mercado.

Os empreiteiros foram presos na primeira fase da Operação Pecúlio, em 19 de abril de 2016. A operação investiga desvio de recursos destinados a serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Obras

As obras previstas no novo acordo são a reforma e ampliação do Centro de Especialidades Médicas, a reforma dos postos de saúde do Morumbi 2, Campos do Iguaçu, Vila Carimã, Porto Belo, Jardim Curitibano e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) João Samek.

A execução do acordo deve ser acompanhada pelo Ministério Público Federal.

Conforme o MPF, até esta quarta-feira (17), os delatores depositaram R$ 1 milhão em dinheiro, valor que será repassado para o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

Novo acordo

Em um primeiro acordo, os três delatores haviam se comprometido a pagar indenização e reconheceram que as práticas ilícitas apontadas pela investigação causaram danos ao patrimônio público.

Porém, às vésperas do fim do prazo para o pagamento, a defesa dos empreiteiros afirmou que eles não tinham condições de pagar a indenização em dinheiro.

A justificativa da defesa foi a crise financeira enfrentada pelos delatores em razão da operação e da publicidade negativa causada pela divulgação dos fatos criminosos.

G1PR


ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES