quarta-feira, abril 24, 2024

InícioDestaquesPolícia Civil prende oito em operação contra quadrilha suspeita de aplicar golpes...

Polícia Civil prende oito em operação contra quadrilha suspeita de aplicar golpes na venda de pacotes de turismo

Pastores evangélicos ocupavam ‘posições de destaque na quadrilha’, segundo a Polícia Civil. Ação foi deflagrada, nesta quarta-feira (19), na Região de Curitiba e em duas cidades de São Paulo.

A Polícia Civil da Paraná deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), uma operação contra uma quadrilha suspeita de aplicar golpes na venda de pacotes de turismo, com viagens para a Terra Santa. Oito pessoas foram presas na Região de Curitiba e em Piracicaba (SP).

Pastores evangélicos ocupavam “posições de destaque na quadrilha”, segundo a Polícia Civil. Eles estão entre os alvos da operação.

Ao todo, há nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão expedidos pela 7ª Vara Criminal da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com a polícia, as prisões foram efetuadas em Curitiba (5), Araucária (1) e Piracicaba (2). Um investigado, com endereço em São Paulo (SP), ainda não foi encontrado.

O suspeito de ser o chefe da quadrilha foi preso nesta quarta-feira, na capital paranaense. Ele já tinha sido detido, em outro momento, suspeito de praticar o mesmo golpe em 2015.

Antes das 7h, todas as ordens de busca tinham sido cumpridas em Curitiba, em dois municípios da Região Metropolitana – Araucária e Almirante Tamandaré –, em Piracicaba e em São Paulo.

Fiéis eram alvos

Conforme a polícia, as principais vítimas eram fiéis de igrejas evangélicas e católicas, além de grupos, como associações e sindicatos que compravam os pacotes.

O prejuízo estimado foi de cerca de R$ 4 milhões, de acordo com a Polícia Civil.

Os destinos costumavam ser religiosos, estando Israel entre eles. A operação foi batizada de “Shalom”.

As viagens eram vendidas com preços vantajosos e em parcelas, porém, não eram realizadas, e os clientes ficavam sem saber o que aconteceu.

Terra Santa era o destino dos pacotes vendidos pela quadrilha — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Terra Santa era o destino dos pacotes vendidos pela quadrilha — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Mil vítimas

A Polícia Civil informou que o grupo enganou, pelo menos, mil vítimas em oito estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima e Pará.

A denúncia foi feita por fieis de uma igreja evangélica de Blumenau (SC), no começo desse ano.

Com a divulgação da operação, Polícia Civil acredita que outras vítimas da quadrilha procurem a corporação para registrar Boletim de Ocorrência (B.O.).

Policiais civis cumpriram mandados de prisão e de busca pela Operação Shalom — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Policiais civis cumpriram mandados de prisão e de busca pela Operação Shalom — Foto: Polícia Civil/Divulgação

G1PR



ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES