sexta-feira, abril 19, 2024

InícioSem categoriaIndenizações do DPVAT por mortes de crianças de até 7 anos caem...

Indenizações do DPVAT por mortes de crianças de até 7 anos caem 55% em dez anos no Paraná

Segundo seguradora, pagamentos anuais passaram de 145 para 65, entre 2008, quando passou a ser obrigatório o uso da cadeirinha, e 2018.

O número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT em casos de mortes de crianças com até sete anos caiu 55% em 10 anos no Paraná, segundo dados da Seguradora Líder. De 2008 a 2018, a redução foi de 145 para 65 indenizações.

O cálculo considera o período desde o início da obrigatoriedade legal do uso da cadeirinha para o transporte de crianças.

O assunto ganhou repercussão depois de um projeto de lei apresentado pelo Governo Federal ao Congresso, que propõe eliminar multa para motoristas que transportarem crianças de forma irregular.

Segundo o Artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ato é considerado multa gravíssima, com punição de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), multa de R$ 293,47.

Paraná registrou queda no número de indenizações do DPVAT por morte de crianças de até 7 anos, desde o início da obrigatoriedade legal do uso da

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com a Sociedade Paranaense de Pediatria, emitiu um manifesto contrário ao fim da multa para quem transportar crianças sem uso da cadeirinha.

Segundo a entidade, a medida “pode implicar no aumento de hospitalizações e de mortes e de sequelas de milhares de crianças e adolescentes no Brasil”.

Entre 2016 e 2018, as multas por ausência do uso de cadeirinha para transportar crianças passou de 11,8 mil para 12,3 mil aplicadas. Em 2019, de janeiro a maio, foram aplicadas 4.783 multas por este motivo.

G1

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES