sábado, abril 20, 2024

IníciocuriosidadesCinco ajustes de privacidade e segurança para ativar no seu iPhone

Cinco ajustes de privacidade e segurança para ativar no seu iPhone

Restrinja acesso de apps maliciosos aos seus dados e proteja informações pessoais

O acesso às informações pessoais concedido a aplicativos no iPhone (iOS) pode comprometer a privacidade dos seus dados. É comum que programas solicitem acesso à sua localização, contatos, imagens da câmera e microfone, ou até dados bancários – muitas vezes sem necessidade, de acordo com o objetivo do app. O gesto inocente de liberar essas permissões pode acabar expondo sua vida a empresas terceiras, para fins indevidos.

Existem alguns pequenos atos que podem proteger os dados e impedir que aplicativos possam coletar informações sem o seu conhecimento. As ações podem ser feitas dentro das configurações do próprio celular da Apple, de forma fácil e eficiente. Nas linhas a seguir, o TechTudoproduziu uma lista com cinco dicas de privacidade para usar no iPhone.

Apps vendem dados de localização do usuário para anunciantes, diz jornal

Vale lembrar que a Apple anunciou vários recursos de privacidade no iOS 13. Um deles envolve um controle melhor do acesso à localização do usuário por aplicativos: será possível compartilhar a informação com um programa apenas uma vez.

1. Desabilite a localização

Muitos aplicativos estão constantemente coletando a localização do usuário ao longo do dia. De acordo com o New York Times, os registros de localização podem ser feitos com precisão de metros e, em alguns casos, chegar a 14 mil atualizações por dia, monitorando todos os hábitos diários dos usuários. Essas informações podem ser vendidas a empresas de marketing e publicidade, levantando questões sobre a segurança e vulnerabilidade dos dados obtidos a partir do celular.

No iPhone, você pode conceder acesso à sua localização individualmente para cada aplicativo, permitindo que o programa registre seu local sempre, durante o uso ou nunca. O recomendado é disponibilizar sua localização apenas para serviços que dependam, de fato, da sua localização, como aplicativos de GPS e mapas. Serviços como apps de transporte devem ser configurados para coletar seu local apenas durante o uso.

Desative o acesso à sua localização em aplicativos do iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Desative o acesso à sua localização em aplicativos do iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Para desativar a localização ou configurar o acesso em cada aplicativo, acesse Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização. O iPhone também registra locais que considera importantes para cruzar informações entre mapas, fotos e calendário do celular. Caso queira, também é possível desativar a opção e apagar esse histórico do seu aparelho.

2. Restrinja o acesso à câmera

Diversos aplicativos solicitam o acesso à câmera para capturar imagens pelo celular. Em serviços como Instagram e Snapchat, por exemplo, que dependem do uso da câmera para compartilhamento de imagens, essa permissão deve ser concedida, obviamente. No entanto, em apps que não dependem de imagens, essa solicitação deve ser recusada. Para desativar o acesso à câmera em apps que não necessitam dela, acesse Ajustes > Privacidade > Câmera.

É possível dar permissão para acessar a câmera individualmente em cada aplicativo do iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

É possível dar permissão para acessar a câmera individualmente em cada aplicativo do iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

3. Reduza o acesso ao microfone

Configuração acesso ao microfone em apps do iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Configuração acesso ao microfone em apps do iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Muitos apps utilizam o microfone para gravar e enviar mensagens de áudio, capturar o som ambiente em gravações de vídeos ou fazer pesquisas utilizando o serviço de voz. No entanto, assim como a câmera, alguns deles solicitam acesso ao microfone sem possuir um motivo claro para isso. Caso considere que um programa não precisará captar seus áudios, simplesmente não forneça acesso. Para desativar o acesso do microfone individualmente, acesse Ajustes > Privacidade > Microfone.

4. Desative o Live Photos

Desativando as Live Photos — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Desativando as Live Photos — Foto: Reprodução/Helito Bijora

O Live Photos grava o que acontece 1,5 segundo antes e depois de capturar uma foto, criando um pequeno vídeo – também com áudio – no iPhone. O recurso é útil para não perder momentos especiais ou criar GIFs, mas pode ser perigoso, pois uma inofensiva foto pode revelar momentos íntimos gravados durante a captura. Para desabilitar o Live Photos, toque no ícone de “sol”, localizado no topo central da tela de captura da câmera.

5. Esconda a pré-visualização de mensagens

As notificações recebidas quando o celular está bloqueado mostram prévias das mensagens recebidas em serviços como WhatsApp, Messenger e iMessage. Isso pode revelar conversas íntimas ou causar situações embaraçosas, caso o telefone esteja visível para outras pessoas em uma mesa durante uma reunião, por exemplo.

Desativando pré-visualização de mensagens em notificações do iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Desativando pré-visualização de mensagens em notificações do iPhone — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

No entanto, é possível restringir a exibição dessas pré-visualizações. Desta forma, você continuará sendo notificado que recebeu uma mensagem, e ainda poderá saber quem é o remetente, mas o conteúdo da conversa não será exibido. Para esconder a pré-visualização das mensagens nas notificações, acesse Ajustes > Notificações > Mensagens > Pré-visualizações. Nesta tela, também é possível realizar a configuração individualmente em cada app.

TechTudo

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES