sexta-feira, abril 19, 2024

InícioPolíticaDefesa de Lula inclui conversas espúrias de Moro com Dallagnol em ação...

Defesa de Lula inclui conversas espúrias de Moro com Dallagnol em ação que tramita no STF

Os advogados de Lula sustentam que as mensagens comprovam o “completo rompimento da imparcialidade objetiva e subjetiva”

A defesa do ex-presidente Lula apresentou nesta quinta-feira (13) ao Supremo Tribunal Federal (STF) as conversas divulgadas pelo site The Intercept entre o ex-juiz federal e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol, da Operação Lava Jato, como prova da parcialidade do magistrado na condução do caso do Triplex do Guarujá.

No documento, os advogados apontam que as conversas “revelam a conjuntura e minúcias das circunstâncias históricas em que ocorreram”. A defesa de Lula, desde o início dos processos, sustenta que Moro seria um juiz parcial e que não poderia julgar as ações contra o petista.

A defesa diz ainda que as mensagens relatam “situações incompatíveis com a ‘exigência de exercício isento da função jurisdicional’ e que denotam o completo rompimento da imparcialidade objetiva e subjetiva”.

Os advogados utilizam uma frase de Moro a respeito da divulgação de conversas entre Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, para embasar a ação. “O problema ali não era a captação do diálogo e a divulgação do diálogo, o problema era o diálogo em si, o conteúdo do diálogo, que ali era uma ação visando burlar a justiça e esse era o ponto”, disse Moro na ocasião.

O recurso deve ser julgado pelo STF no próximo dia 25. Caso o recurso seja aceito, Lula poderá deixar a prisão. Moro condenou o petista no processo do tríplex, em julho do 2017. A ação levou o ex-presidente para a prisão em abril de 2018.

Revista Fórum

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES