Como ajudar seu filho a ser um profissional do século 21

73

Expressões artísticas como teatro e música auxiliam a desenvolver habilidades como flexibilidade e criatividade nas crianças e nos adolescentes 

Quer saber como ajudar as crianças na escola? Como melhorar o desempenho escolar do seu filho?  Invista na formação cultural. As expressões artísticas contribuem para o aprendizado das disciplinas presentes no currículo escolar como matemática, leitura e português. E, também, auxiliam no desenvolvimento das chamadas competências para o século 21, habilidades que o mercado tem esperado dos futuros profissionais.

Uma pesquisa recente publicada no Estados Unidos pelo jornal Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts aponta que crianças que tiveram contato com música, teatro, dança ou artes visuais no ensino fundamental tiveram um desempenho melhor em matemática e leitura no ensino médio que aqueles que não tiveram contato algum.

“O sistema público de ensino foi criado no século 19, em meio à revolução industrial e as disciplinas mais valorizadas eram aquelas fundamentais para o trabalho”, explica Mariana Breim, diretora de desenvolvimento integral do instituto Península. “Hoje vivemos outra revolução, a tecnológica, e precisamos desenvolver inteligências múltiplas que a arte proporciona”.

Para Lígia Cortez, diretora geral da Escola de Teatro Célia Helena, as artes cênicas dão a possibilidade das crianças e adolescentes expressarem suas emoções. “No teatro, mais especificamente, você precisa se colocar no lugar no outro, lida com a presença física, o contato, o trabalho em grupo e o entendimento de uma história do começo ao fim”, diz. Já a dança proporciona um domínio melhor do corpo.

“A arte conecta, trabalha as emoções, o autoconhecimento e proporciona o desenvolvimento dessas habilidades exigidas neste tecnológico século 21 como resiliência, flexibilidade e inteligência emocional”, avalia Mariana.

Mesmo com toda a tecnologia e desenvolvimento da inteligência emocional, a criatividade e a capacidade de criar são habilidades inatas ao ser humano. Características fundamentais para os futuros profissionais que vão assumir o mercado de trabalho nos próximos anos. “A tecnologia não é uma escolha, o mundo já é tecnológico, cabe aos pais e as escolas desenvolverem as competências das crianças”, observa Mariana.

Desenhar ajuda a desenvolver competências para o futuro

Desenhar ajuda a desenvolver competências para o futuro

Pixabay

E para isso não é preciso gastar rios de dinheiro, basta incluir na rotina das crianças algumas atividades que serão ao mesmo tempo divertidas e fundamentais para a formação:

– Leia um livro para o seu filho, conte histórias
– Conheça os museus da cidade
– Leve ao teatro
– Use sucata para montar algo, criar brinquedos,
– Permita que a criança tenha contato com a natureza
– Aproveite os espaços ao ar livre para brincadeiras
– Estimule os desenhos

Parece pouco? Segundo as especialistas, são ações fundamentais para a formação das crianças.

R7

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.