terça-feira, junho 18, 2024

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Pole dance: a atividade capaz de mudar sua autoestima; veja vídeos

O pole dance é uma ótima alternativa para quem deseja se exercitar de forma divertida e investindo na sensualidade. Sua prática envolve a queima de calorias, o fortalecimento e a flexibilidade, pontos positivos seja qual for a atividade esportiva. Sua prática é indicada para qualquer idade e todos podem desenvolver habilidade na área com alguns meses de treino.

Pole dance é uma atividade que trabalha o condicionamento físico e o equilíbrio de quem pratica por meio da dança ao redor de uma barra de metal polido, com sua essência na sensualidade. Sua origem está na Índia e nas atividades circenses dos Estados Unidos da década de 1920. Sua história no Brasil possui marco em 2008, ano em que a primeira escola especializada foi aberta no país, em Curitiba.

Os movimentos envolvem acrobacias como, por exemplo, subidas, descidas e saltos na altura da barra, colocando em jogo o grau de mobilidade do praticante. A atividade empresta gestos do ballet, da ginástica olímpica e da dança contemporânea, exibindo posições estáticas e ágeis, com ou sem a barra como apoio.

No litoral do Paraná o estúdio Vagalume Pole Dance, que fica localizado na Rodovia Miguel Bulfara, KM 08, é especializado em diversas técnicas e coordenado pela Campeã Overall AeroDanceShow??2021
e Campeã Overall MPGI Chile??2020, Auricris Geraldo, que explica os benefícios dessa atividade tão importante para as mulheres.


“Seus treinos exigem força e flexibilidade, além de promoverem a tonificação muscular e o ganho de massa magra por meio do desenvolvimento de força em todo o corpo, com foco na região das costas e do abdômen, a música também é muito importante , influenciando com seus ritmos nos movimentos de dança que tornam as aulas ótimos espaços para se expressar, conhecer seu próprio corpo e descobrir a sua sensualidade”, completou Auri.

Melhora na flexibilidade

Se você é daquelas que não consegue nem mesmo abaixar para pegar uma moeda, o pole dance pode ser de grande ajuda. Ele exige que você melhore sua flexibilidade e contribui para que seu corpo esteja em constantes mudanças físicas.

Melhora do sono

Atividades esportivas colaboram para que o corpo se sinta mais cansado fisicamente, situação a qual te leva a dormir melhor, uma vez que você gastou a quantidade de energia armazenada durante o dia. Após uma série de boas noites de sono, você perceberá as mudanças positivas em seu dia.

Queima de calorias

Um dos melhores benefícios do pole dance é a queima de calorias. Cada aula de uma hora e meia chega a consumir 600 calorias. O resultado será a diminuição de suas medidas e alguns quilos a menos na balança.

Melhora na autoestima

Qual tal ganhar confiança e elevar sua autoestima por meio dessa atividade? É o que proporciona uma aula de pole dance. Como essa prática possui raízes na sensualidade, a pessoa acaba descobrindo qualidades que nem imaginava. A superação de novos desafios todas as aulas possibilita grandes conquistas pessoais e isso é ótimo para sua saúde mental.

Fortalecimento muscular

O pole dance trabalha tanto o aeróbico quando o fortalecimento dos músculos do corpo, como na musculação da academia tradicional. Assim, após algum tempo de aula você perceberá um aumento da massa magra, devido aos trabalhos dos músculos e obviamente também notará uma perda de gordura e tonificação do físico.

Ganho de musicalidade

A prática de esportes que envolvem a música é maravilhosa para melhorar suas noções de musicalidade. Essa qualidade representa suas habilidades de criar ou executar música e também uma maior sensibilidade para contemplar melodias.

Quem pode praticar?

Não existem restrições de idade para quem deseja se exercitar com o pole dance. Segundo a praticante de pole dance, Ana Isadora Meneguetti, é possível encontrar turmas especiais destinadas para o pole sensual, fitness, contemporâneo, exótico e artístico, buscando abranger todos que possuem interesse na atividade.

Para começar a treinar, basta se matricular e iniciar a execução com os professores, sendo indicadas uma ou duas aulas por semana para os iniciantes. O ganho de desempenho varia de acordo com a predisposição de cada um, dependendo de diversos fatores. Porém todos possuem capacidade para atingir elevados graus de dificuldade, a regra é se dedicar.

Precauções

Seja qual for a atividade, se precaver é extremamente importante. Nesse caso não é diferente, existem regras e alguns cuidados que devem ser seguidos. Os principais foram destacados pela professora de pole dance, Cris Silva:

Não pratique a atividade se estiver lesionado. A intensidade dos movimentos pode agravar problemas como, por exemplo, hérnia de disco;

É prudente evitar a prática se estiver passando por uma crise de labirintite. Os giros característicos do esporte podem piorar as tonturas causadas pela doença;

Se estiver em estresse elevado, é recomendado que busque uma forma de aliviar a tensão antes de se exercitar na barra. O enrijecimento dos músculos, causado por altos níveis de estresse ou ansiedade pode prejudicar os movimentos;

Sempre aqueça seu corpo antes de se exercitar para que seu desempenho seja o melhor possível.
Atentando-se aos aspectos de segurança, os riscos de lesões diminuem significamente.

Assessoria

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