sábado, abril 20, 2024

InícioCidadesMoradores fazem fila para doação de lonas em quartel dos bombeiros; UPA...

Moradores fazem fila para doação de lonas em quartel dos bombeiros; UPA sofreu danos

Prefeitura de Colombo emitiu nota confirmando que 350 casas foram atingidas pelo temporal.

Diversas famílias fizeram filas na manhã desta quinta-feira (30) em frente ao subgrupamento de Bombeiros do 7º Grupamento de Bombeiros de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, para receber doações de lonas e telhas. Elas foram atingidas pelo temporal do início da manhã e tiveram as casas destelhadas pelo granizo e vento forte. Os bombeiros tentam auxiliar na distribuição dos materiais, mas devido a demanda muitas famílias precisam aguardar. A Prefeitura de Colombo emitiu nota confirmando que – até então – 350 casas foram atingidas pelo temporal.

O segurança Juliano dos Santos Nunez mora na rua Ângelo Francisco Borato, no Jardim Monza, e contou que a casa e o carro foram atingidos por pedras grandes de gelo. “Minha casa está com muito buraco, são uns dez buracos por folha de eternit. Tenho fotos de pedras que caíram lá em casa, do tamanho de um ovo de galinha. Destruiu minha casa, meu carro, ficou parecendo peneira. Agora, estamos aqui na fila pra ver se conseguimos de uma ajuda de lona, pelo menos”, contou ele.

Também com prejuízos na casa, o aposentado Célio Aparecido Monteiro, que mora no Jardim Guaraituba, na rua Enéas Marquês, esteve no Corpo de Bombeiros e lamentou a perda de vários móveis por causa da chuva. “Eu sai para levar minha mulher pro terminal, quando voltei, ouvi o barulhão. Pensei na hora que ia dar pedra e foi isso mesmo. Cada pedra que parecia mais um ovo, acabou com as casas, tudo lá. O telhado ficou destruído, molhou as coisas dentro de casa, perdemos tudo”, lamentou à Banda B.

A Prefeitura de Colombo emitiu uma nota oficial afirmando que equipes do órgão e da Defesa Civil estão desde cedo nas ruas atendendo diversas ocorrências, além de realizarem entrega de lonas e auxílios na fixação e amarração. De acordo com os dados divulgados pela Defesa Civil, não houve vítimas, apenas danos materiais; não há casos de desabrigados e desalojados e, de maneira parcial – até o momento – cerca de 350 casas foram atingidas pelo temporal.

Segundo a prefeitura, nove bairros foram os mais afetados: Jardim Adriana, Paloma, Colônia Faria, Belo Rincão, Guaraituba, Santa Terezinha, Osasco, Jardim Monza e Campo Pequeno.

Também em Colombo, três escolas municipais tiveram problemas com goteiras, e mesmo assim o atendimento está normal. A Unidade de Pronto-Atendimento do Alto Maracanã também sofreu danos na estrutura, que podem prejudicar o atendimento. A Prefeitura de Colombo pede encarecidamente que a população se dirija ao local apenas em situação de extrema urgência e/ou emergência. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão atendendo normalmente.

– Em casos de emergência ligar para 193 (Corpo de Bombeiros) e 41 3675-1238 (Defesa Civil de Colombo).

Rio Branco do Sul

Um dos município também bastante afetado pelo temporal foi Rio Branco do Sul, na região metropolitana de Curitiba. A Defesa Civil do município entrega desde as primeiras horas do dia lonas e outros materiais paliativos para a cobertura das casas atingidas pelo granizo.

Diego Agner de Barros, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco do Sul, disse que – nesse momento – há cerca de 400 casas afetadas. “Até agora foram constatadas que 400 casas ficaram de alguma coisa danificadas pelo temporal. Além do granizo, que destruiu bastante, várias casas ficaram alagadas”, disse à Banda B.

Até agora, os bairros mais afetados foram: Vila São Pedro, Madre, Nossa Senhora de Fátima, Vila Abraão. Também áreas do interior foram atingidas.

Para retirada de lonas e telhas as famílias precisam realizar um cadastro no CRAS- Centro de Referência de Assistência Social. Avenida Ermírio de Moraes, 491. Telefone 3652-5181.

BAndab



ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES