O jovem capoeirista guaratubano Joaquim de Almeida Andrade (Sonic), de apenas 7 anos, conquistou uma importante classificação para representar Guaratuba em uma das principais competições internacionais da modalidade. O atleta foi selecionado para participar do Volta ao Mundo Bambas (VMB12), etapa mundial que será realizada no Rio de Janeiro.
A classificação veio após a participação no campeonato estadual Ginga Paraná, realizado no último final de semana, em Curitiba. A competição reuniu mais de 400 atletas de 30 municípios do Paraná.
Representando Guaratuba pela Associação de Capoeira Arte e Raça, Sonic conquistou o vice-campeonato estadual em sua categoria, garantindo o segundo lugar. Além do resultado, sua atuação técnica e expressividade no jogo chamaram a atenção da organização, que o selecionou como atleta destaque do torneio para disputar o VMB12.
Outro representante de Guaratuba, o atleta Joaquim Devegili de Moura Luz (Formigueiro), de 8 anos, também participou da competição e chegou às quartas de final.
O trabalho de formação dos jovens atletas é desenvolvido pela Associação de Capoeira Arte e Raça, fundada pelo Mestre Emilio e que tem em Guaratuba a liderança da Mestra Gaivota, com a atuação da Professora Gaivotinha e do graduado Popeye. A associação mantém atividades de formação esportiva, cultural e social no município desde 2016.
Agora, Sonic se prepara para o desafio de representar Guaratuba na etapa mundial, no Rio de Janeiro.
Foto: Associação de Capoeira Arte e Raça
