domingo, abril 28, 2024

InícioSem categoriaZeca Baleiro e Chico Cézar, Mês da Mulher e mostra da Bienal...

Zeca Baleiro e Chico Cézar, Mês da Mulher e mostra da Bienal de SP agitam a agenda cultural

No Museu Oscar Niemeyer (MON), os visitantes poderão conferir a mostra itinerante da 35ª Bienal de São Paulo, “coreografias do impossível”, a partir da terça (12). Na quarta (13), o museu abre a mediação de março com um roteiro temático ao Mês das Mulheres.

Na Biblioteca Pública do Paraná (BPP) o destaque é o bate-papo com as escritoras Ana Suy e Liana Ferraz acompanhadas da psicanalista Juliane Kravetz, na próxima terça-feira (12). A ação é promovida pelo clube de assinatura Amora Livros, idealização paranaense que carrega o objetivo de ampliar a voz de mulheres escritoras.

Na quarta (13), o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) celebra a contribuição musical das choronas – compositoras mulheres de choro, com a roda do Tons Vizinhos – Quartas Musicais. Na quinta (14), o Museu Casa Alfredo Andersen recebe Uiara Bartira e convidados para uma discussão do gênero na arte.

No Centro Cultural Teatro Guaíra, os destaques do fim de semana são musicais. Na sexta (8), o Guairão recebe a turnê de Chico César e Zeca Baleiro e, no sábado (9), o espetáculo “Rock ao Piano”, com Bruno Hrabovsky, no Guairinha.

Confira a programação completa:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ

Ler Junto, com Guilherme Shibata – Os encontros, marcados pela leitura guiada e discussão com o público de contos da literatura brasileira e mundial, ocorrem todas as segundas-feiras, no Auditório, às 18h30. No dia 11 de março haverá a leitura da história “O Homem no Estojo”, de Tchekov.

Oficina Permanente de Poesia – Todas as quintas, das 18h às 19h45, acontece a Oficina Permanente de Poesia, coordenada pela escritora Lilia Souza. O segundo encontro de 2024 será dia 14. Além dos estudos sobre grandes autores, modalidades poéticas e sessões de declamação – com a condução de membros da Academia Paranaense da Poesia e convidados da cena literária estadual –, há aulas práticas para produção de poemas e reuniões sobre trovas. Os encontros são abertos para todas as idades, sem necessidade de inscrição. No espaço Coworking.

Sessão de autógrafos com Ana Suy e Liana Ferraz – Na terça-feira (12), a partir das 17h30, no Hall Térreo, a BPP sedia um encontro entre as escritoras Ana Suy e Liana Ferraz, com mediação da psicanalista Juliane Kravetz. O evento terá lançamento de livros com sessão de autógrafos, a partir das 17h30, e logo após, às 18h30, um bate-papo sobre Psicanálise e Literatura, com entrada gratuita. A ação é promovida pelo clube de assinatura Amora Livros para o Mês da Mulher e tem o objetivo de amplificar a voz das mulheres na sociedade.

Jornal Cândido – A 147ª edição de fevereiro do periódico on-line da Biblioteca Pública do Paraná está disponível AQUI. A reportagem especial é sobre a literatura coreana, além de muitos outros conteúdos.

Seção Infantil

Hora do Conto – Sessões diárias de contação de histórias. Até sábado (9), o livro “O Pato, a Morte e a Tulipa”, de Wolf Erlbruch, guia os encontros. A partir do dia 11, o livro escolhido é “Minhocas”, da escritora Luana Chnaiderman de Almeida. De segunda a sexta-feira, às 11h e 15h, e aos sábados, às 11h.

Sábado Lúdico – Evento para crianças de 6 a 12 anos, voltado para o aprendizado de RPG e card games. É no sábado (9), na Gibiteca/Multimeios, das 10h às 12h.

Seção Braille

Projeto Cine Inclusivo (filmes) – Sessões com exibição de filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual.

Título disponível:

“O Branco” – Curta-metragem com audiodescrição e janela de Libras| Duração: 23 minutos.

Projeto Cine Inclusivo (livros) – Sessões com tradução de livros em janela de libras para pessoas com deficiência auditiva.

Títulos disponíveis:

“A Ilha do Tesouro” – Autor Robert Louis Stevenson | Livro narrado em Libras.

“Dom Quixote” – Adaptação Clélia Regina Ramos | Livro narrado em Libras.

De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h. Agendamento para acessar os filmes e livros pelo telefone (41) 3221-4985.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES