terça-feira, abril 28, 2026

InícioMatinhosVegetação de restinga em Matinhos está recebendo reforço de 600 mil mudas...

Vegetação de restinga em Matinhos está recebendo reforço de 600 mil mudas nativas

Dos atuais 2,5 hectares vai passar para mais de 5 hectares de área total. O processo está em andamento e faz parte do projeto de revitalização e engorda da orla de Matinhos. A conclusão total da obra segue a programação inicial prevista para ser entregue no segundo semestre de 2024.

Até o momento, o Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o consórcio Sambaqui, grupo de empresas responsável pelo projeto após licitação pública, plantou 287.736 mudas de diferentes espécies (48%) ao longo dos 6,3 quilômetros de faixa de areia, entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida.

Por decisão judicial, parte dessas ações foi embargada após pedido do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Governo do Paraná, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), está recorrendo da decisão.

O investimento na recuperação e ampliação da flora na região é de R$ 268 mil, dentro do pacote completo de modernização da Orla de Matinhos, cujo orçamento é de R$ 314,9 milhões.

“A nova vegetação da restinga aumenta a vida útil da orla, ajuda a conter a erosão eólica nas áreas do entorno e também incrementam a biodiversidade do local, algo essencial para combater a presença de espécies exóticas invasoras, que inibem o desenvolvimento das espécies nativas”, afirmou o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro.

Com informações e imagens da Agência Estadual de Noticias

Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos

Acesse nosso portal: https://matinhos.atende.net/cidadao/noticia/vegetacao-de-restinga-em-matinhos-esta-recebendo-reforco-de-600-mil-mudas-nativas-com-o-projeto-de-revitalizacao-da-orla

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES