quinta-feira, abril 25, 2024

InícioSem categoriaCom apoio do Estado, delegação do Paraná disputa sete modalidades nas Paralimpíadas...

Com apoio do Estado, delegação do Paraná disputa sete modalidades nas Paralimpíadas Escolares

Com uma delegação formada por 62 pessoas, entre atletas e dirigentes, o Paraná está presente nas Paralímpiadas Escolares, um dos maiores eventos do mundo para crianças com deficiência em idade escolar. Promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a competição começa nesta quarta-feira (23) e segue até sexta (26), no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Os paranaenses disputarão sete modalidades: atletismo masculino e feminino, natação masculino e feminino, goalball masculino, tênis de mesa masculino, parataekwondo feminino e masculino, judô masculino, basquete em cadeira de rodas (formato3x3) masculino.

O Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral do Esporte, fez a convocação dos atletas, providenciou os uniformes e garantiu o transporte da delegação. Para um deslocamento seguro e seguindo os protocolos sanitários, três ônibus foram enviados de três regiões do Paraná. Um de Cascavel, Guarapuava e Castro, outro de Maringá, Apucarana e Londrina, e mais um saiu da Capital. A delegação chegou a São Paulo nesta segunda-feira (22) à tarde.

A chefe de delegação paranaense, Margarete Ottobeli Gasperin, diz que a expectativa dos atletas é positiva, pois ficaram dois anos sem essa competição por causa da pandemia. “Os representantes do Paraná são definidos através dos Jogos Escolares do Paraná. Os campeões são classificados para representar o Estado. É gratificante ver a felicidade dos atletas por essa oportunidade”, enfatiza.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou a inscrição de 851 atletas no total, de 23 estados e do Distrito Federal – as exceções são Alagoas, Minas Gerais e Rondônia. As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Na última, em 2019, mais de 1.200 atletas participaram da competição, que contou com representantes de todos os estados e do Distrito Federal. 

AEN

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES