segunda-feira, junho 15, 2026

InícioDestaquesMais uma baleia jubarte é encontrada morta no litoral do PR

Mais uma baleia jubarte é encontrada morta no litoral do PR

Mais uma baleia jubarte juvenil foi encontrada encalhada, já morta, no litoral do Paraná. Segundo o Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR, a baleia era uma fêmea juvenil medindo pouco mais de oito metros e estava em estado avançado de decomposição em Matinhos. A equipe do LEC, via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, foi acionada pela Prefeitura de Matinhos por volta das 10h desta quarta-feira (11).

A equipe estava monitorando a praia de Matinhos e se dirigiu ao local para registrar a ocorrência. Uma equipe técnica extra foi enviada ao local para realizar a necropsia que começou por volta das 12h30. A causa da morte do animal e sua condição de saúde só poderão ser identificadas após análises do material biológico coletado.

Esta é a oitava baleia que encalha sem vida desde o início da temporada de inverno no litoral paranaense. Os casos deste ano ocorreram na Ilha do Mel, Ilha do Superagui, Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. Em seis anos do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos no Paraná foram registradas ao todo 20 baleias da mesma espécie, incluindo indivíduos adultos e jovens.

Durante entrevista recente à CBN Curitiba, a coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação, Camila Domit, demonstrou preocupação com a espécie, já que a população de baleias aumentou nos últimos anos, algo que pode acarretar em um número maior de encalhes.

UFPR

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES