Programa de residência técnica em Engenharia inicia atividades

47

A Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) promoveu, nesta segunda-feira (9), o Conexão Restec POP 2020, que marca o início das atividades da nova edição do Programa de Residência Técnica em Projetos e Obras Públicas. O evento foi transmitido simultaneamente para as unidades de lotação dos residentes técnicos, em Curitiba e cidades do Interior do Estado, com o objetivo de promover um alinhamento entre os participantes do programa, em relação aos propósitos institucionais e governamentais.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, falou sobre a relevância social do programa, que proporciona o intercâmbio de aprendizados e experiências para profissionais recém-graduados.

“A residência técnica funciona de forma articulada com diferentes órgãos do Estado do Paraná, promovendo a formação continuada de jovens recém-formados em diferentes áreas do conhecimento. Temos certeza que o Restec POP será um importante espaço de formação em Obras Públicas”, destacou o superintendente.

“Para desenvolver projetos importantes nós precisamos de profissionais e a oportunidade de ter residentes com formação de qualidade ofertada pela UEPG contribui muito nesse processo. Esses profissionais podem agilizar a construção de obras, transformando a vida das pessoas”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

O evento reuniu remotamente cerca de 200 participantes: 128 alunos (83 residentes técnicos e 23 servidores públicos), 22 professores, 46 supervisores, nove tutores e oito coordenadores e membros da equipe de apoio administrativo.

Com ênfase em Edificações e Infraestrutura Viária de Transportes, o Restec POP é destinado a recém-graduados em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, e tem como finalidade qualificar e habilitar esses profissionais, visando ao atendimento de demandas do Setor Público.

O programa contempla a realização de um curso de pós-graduação Lato Sensu (Especialização), ofertado na modalidade a distância, pela Universidade Estadual de Pronta Grossa (UEPG). O Restec POP 2020 também possibilita a capacitação de servidores públicos.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, destacou o papel das universidades na formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho. “Em um momento em que faltam oportunidades em algumas áreas, a residência proporciona uma formação acadêmica de qualidade e uma experiência de trabalho importante em um órgão público”.

Os residentes técnicos do Restec POP 2020 estão lotados na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística; Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR); Paraná Edificações; Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar); Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) e, ainda, nas sete universidades estaduais – UEPG; de Londrina (UEL); de Maringá (UEM); do Oeste do Paraná (Unioeste); do Centro-Oeste (Unicentro); do Norte do Paraná (Uenp); e Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

“Ao mesmo tempo em que vamos contribuir para a formação desses profissionais, eles atuarão em vários setores da engenharia para melhorar ainda mais os projetos de infraestrutura escolar”, disse o presidente do Fundepar, Alessandro Oliveira.

Além da Residência Técnica em Engenharia e Arquitetura, o Paraná também operacionaliza programas semelhantes de Restec em Gestão Pública e em Engenharia e Gestão Ambiental, cujas inscrições estão abertas a partir deste mês.

PALESTRA – Os residentes técnicos assistiram à palestra sobre tendências e inovações no Setor Público, ministrada pelo jurista Hamilton Bonatto, que atua como procurador-chefe na Coordenadoria do Consultivo, na Procuradoria-Geral do Paraná (PGE-PR). “As soluções para as demandas do Estado devem ser pensadas de maneira inovadora e temos certeza que a residência será uma oportunidade para que novos profissionais ajudem no desenvolvimento do Paraná. Será um grande espaço para compartilhar conhecimento”.

Governo do Estado

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.