Ação gratuita foi realizada nos dias 28, 29 e 30 de outubro, em Pontal do Sul, encerrando o calendário de mutirões deste ano no município.
A Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da Rede de Proteção Animal, realizou, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, o 5º e último Mutirão de Castração de 2026. A ação aconteceu em Pontal do Sul e marcou o encerramento do calendário de atendimentos gratuitos para cães e gatos neste ano.
Ao longo dos três dias, foram atendidos 314 animais, distribuídos da seguinte forma:
Quarta-feira (28/10): 108 animais;
Quinta-feira (29/10): 109 animais;
Sexta-feira (30/10): 97 animais.
O médico-veterinário Renan Delfaco destacou o encerramento de mais um ano de trabalho em parceria com a Prefeitura e agradeceu à população pelo carinho e pela confiança. Ele também adiantou que a equipe retornará em 2027, após o Carnaval, para dar continuidade ao projeto.
A iniciativa tem como objetivo contribuir para o controle populacional de cães e gatos, atendendo animais de tutores em situação de vulnerabilidade social, protetores cadastrados e animais resgatados das ruas.
Além de evitar a reprodução descontrolada e ajudar a reduzir o abandono, a castração é um procedimento importante para a saúde e o bem-estar dos animais, contribuindo também para a prevenção de algumas doenças.
Durante os dias de mutirão, o estande da Rações UNNA esteve presente no local, com a distribuição de amostras grátis de ração. A empresa integra o Banco de Ração de Pontal do Paraná, programa criado pela Lei Municipal nº 2.317, de 19 de maio de 2022, que faz parte da Política Municipal de Proteção Animal e atende protetoras e cuidadoras independentes do município.
A previsão é que os mutirões gratuitos sejam retomados em 2027, após o Carnaval, dando continuidade às ações de proteção e cuidado animal em Pontal do Paraná.
Fotos: PMPPR/Clovis Santos
