Secretaria de Saúde do Paraná investiga caso suspeito de novo coronavírus em Londrina

0
383

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) investiga um caso suspeito do novo coronavírus, em Londrina, na região norte do Paraná. A informação foi confirmada pela secretaria nesta segunda-feira (2). No total, o Paraná tem sete casos suspeitos sendo investigados.

Esse é o primeiro caso sendo investigado no município. Amostras de material foram coletadas pelo Hospital Universitário e encaminhadas ao Laboratório Central do Estado para exame.

O Ministério da Saúde foi notificado sobre a suspeita. A pasta informou que casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

A paciente com a suspeita da doença tem 28 anos e esteve em Berlim, capital da Alemanha, há dez dias.

A Sesa e a Secretaria Municipal de Saúde informaram ainda que a mulher apresentou sintomas de febre, tosse, coriza e dor no corpo na noite de domingo (1°).

A paciente procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois foi encaminhada ao Hospital Universitário – instituição referência para cuidar de pacientes que venham a desenvolver a doença.

A mulher está isolada em casa, sendo acompanhada por uma equipe de vigilância epidemiológica, ainda conforme a secretaria. O monitoramento será feito por até 10 dias.

Casos no Brasil

Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil tem 433 casos suspeitos de novo coronavírus. Nenhum novo caso foi confirmado neste novo balanço e o país permanece com duas confirmações da doença. Os dois infectados são brasileiros que estiveram recentemente na Itália. Os dois seguem em isolamento domiciliar.

O ministério não apontou nenhum “caso provável”, que é uma nova categoria incluída pela pasta entre as possíveis em seus balanços. Um caso provável será aquele do paciente que apresentar sintomas e tiver tido contato direto com uma pessoa que teve Covid-19 confirmado.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

G1PR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.