Pesquisadores brasileiros realizam expedição na Antártica

57

Coordenada por professor da UFPR, equipe vai estudar como ambiente antártico vem se modificando com base em alterações ambientais.

Uma equipe de pesquisadores brasileiros embarca nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2020, rumo à Antártica para realizar expedição de 20 dias. Durante a temporada no extremo sul do continente, os pesquisadores coletarão amostras de água e de sedimentos marinhos que, após analisados, apontarão como esse ambiente antártico vem se modificando com base em alterações ambientais.

O objetivo principal da pesquisa é trabalhar com o ciclo do carbono. Esse elemento químico está presente na composição dos seres humanos, nas células, nos tecidos e em outros organismos, além de estar dissolvido nos oceanos e na atmosfera. Na atmosfera, ele se encontra na forma de gás carbônico (CO2 ) e consiste em uma grande preocupação, pois está diretamente relacionado ao aquecimento global.

“O intuito é entender como esse elemento participa das atividades, dos organismos, da produção de matéria orgânica e qual é o papel dele nas mudanças climáticas, que são muito mais expressivas nessa região de estudo”, explica o coordenador do projeto, professor César de Castro Martins, do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ciclo vivo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.