quinta-feira, abril 18, 2024

InícioCotidianoMinistério da Educação dá as últimas dicas para o Enem; confira e...

Ministério da Educação dá as últimas dicas para o Enem; confira e boa sorte

Agora falta muito pouco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. A primeira prova neste domingo, 3 de outubro, trará as questões de linguagens, ciências humanas e redação. O Ministério da Educação (MEC) preparou dicas para os candidatos ficarem atentos já nos locais de provas e no conteúdo cobrado.

Antes de conferir a lista, porém, uma mensagem que vem direto do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, Alexandre Lopes: “Essa é reta final para dia da prova. Cuide da sua ansiedade, durma e se alimente bem. Concentração e boa sorte para todos os candidatos”.

Confira as dicas para ficar ligado no dia do Enem:

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e deixe debaixo da sua cadeira até terminar a prova;
Confira seus dados no cartão-resposta e na folha de redação;
Confira seus dados na ficha de coleta do dado biométrico. Aguarde a autorização e o auxílio do aplicador para fazer a coleta;
Destaque, com muito cuidado, o cartão-resposta/folha de redação e a folha de rascunho do caderno de questões. Eles não poderão ser substituídos se forem danificados.

Durante o primeiro dia de prova o candidato deve ficar atento às seguintes orientações:

Na prova de Língua Estrangeira, não é permitido trocar a opção (Inglês e Espanhol) que você escolheu na hora da inscrição;

Lembre-se de tudo o que pode te dar nota zero na redação, como:
Fugir do tema proposto;
Letra ilegível;
Não atender a proposta pedida;
Entregar a folha de redação sem nada escrito;
Escrever predominante ou integralmente em língua estrangeira;
Usar desenhos e outras formas propositais de anulação;
Fazer uma estrutura de texto diferente do tipo dissertativo-argumentativo;
Apresentar nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação.


Vai fazer a prova? Não esqueça: a cor da caneta para realizar a prova é preta e fabricada em material transparente. Além disso, o estudante deve apresentar um documento oficial de identificação. É recomendável levar o cartão de confirmação.

Horário – O Inep recomenda que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia (12h), pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Outro ponto de atenção é a lembrança de que, em 2019, não há horário de verão.

BemParana

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES