Porto Pontal Paraná entra na pauta do IEP sobre infraestrutura

0
1165
Fotos: Kauhê Prieto

O desenvolvimento do litoral do Paraná volta à pauta de debates no Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) nesta terça-feira (22). Representantes do IEP, Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) e do Movimento Pró-Paraná se reunirão para conhecer em detalhes o projeto de implementação do 3P Porto Pontal Paraná e seus impactos na economia e na infraestrutura do estado.

Foram convidados para o evento os engenheiros Ricardo Salcedo, diretor do Porto Pontal Paraná, Guilherme Soares de Sá Peixoto, sócio diretor da Portplan e diretor regional para a América Latina na TBA Group, Márcio Roberto Fernandes, sócio diretor da UNIDEC, e Eduardo Felga Gobbi, doutor em Engenharia Ambiental e um dos responsáveis pelos estudos que resultaram no projeto da Faixa de Infraestrutura.

Fotos: Kauhê Prieto

“Por meio de suas Câmaras Técnicas, o IEP está estudando diferentes projetos de infraestrutura do Paraná, com o intuito de acrescentar conhecimentos técnicos e contribuir para o desenvolvimento do Estado. A apresentação do Porto Pontal Paraná nos fará conhecer as novas e crescentes demandas do sistema portuário do Sul da América Latina, tendo em vista a necessidade de expansão do sistema de cabotagem e o processo de conteinerização global”, justifica Horácio Guimarães, presidente do IEP.

Com o início das operações previsto para o começo de 2022 e investimentos iniciais de cerca de R$ 2 bilhões, o 3P será o mais novo e mais moderno terminal de contêineres das Américas. Localizado na entrada da Baia de Paranaguá́, uma das rotas marítimas mais importantes do Brasil, o 3P vai aumentar em 120% a capacidade operacional portuária do Paraná́ e será́ responsável pela movimentação de 55% de toda a carga conteinerizada do Estado.

O diretor do Porto Pontal Paraná, engenheiro Ricardo Salcedo agradeceu ao IEP (Instituto de Engenharia do Paraná) e ao movimento Pró Paraná pelo convite para a apresentação do projeto do terminal de Containers mais moderno da América Latina.

“Agradecemos a oportunidade de falar para técnicos que realmente são envolvidos no assunto. Fizemos uma explanação sobre o projeto do 3P-Porto Pontal Paraná que vai mudar a realidade do município de Pontal do Paraná e região. Hoje as cargas paranaenses estão indo para Santa Catarina e isso não pode continuar acontecendo porque perdemos arrecadação de impostos que seriam para o benefício de toda a população da região, o 3P Porto Pontal será um marco na história do município que terá um desenvolvimento muito grande se tornando referência no setor portuário no mundo”, disse Ricardo.

O local possui um calado natural superior ao de todos os portos da região, com 16 metros de profundidade. O terminal terá pátio com 450 mil m², cais com mil metros de comprimento e berços de atracação para receber até três navios simultaneamente. Na fase final do empreendimento, o 3P terá capacidade para movimentar até 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a 20 pés) por ano.

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná (Aciapar) sempre se faz presente nos eventos que envolvem o desenvolvimento de Pontal do Paraná. Na oportunidade foi representada pelo presidente Ercio Weschenfelder e pelos ex-presidentes, Moufid Abdelaziz, Odalbor Ferreira Alves, Gilberto Espinosa e pelo vice-presidente Pontal do Sul Antonio Carlos Cruz.

“Um evento de muita importância mostrando tecnicamente os detalhes do investimento. Acompanho a teoria do Ex-governador Mario Pereira, que falou sobre a necessidade do Instituto de Engenharia do Paraná se posicionar oficialmente diante do Governo Estadual, sobre a viabilidade do projeto que temos a certeza que vai ser um divisor de águas para o nosso município”, finalizou Ercio.

Assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.