sexta-feira, abril 19, 2024

InícioCidadesDomingo é dia de caminhada e corrida infantil no Parque Barigui

Domingo é dia de caminhada e corrida infantil no Parque Barigui

No mês de setembro a Clinipam completou 36 anos de atuação. E para comemorar a data com seus beneficiários e toda a comunidade de Curitiba, a operada realiza caminhada para os adultos no próximo domingo, dia 20 de outubro, às 7h30, no Parque Barigui. Na sequência, às 8 horas, haverá a 3ª Etapa da Corrida Clinipam – Circuito Infantil de Corridas de Curitiba, uma realização da Prefeitura com patrocínio da Clinipam. A estimativa é de 500 pessoas na caminhada e 2.500 crianças e adolescentes na corrida.

A corrida Clinipam já se tornou uma tradição entre os pequenos que apreciam essa modalidade. A intenção de promover a competição é estimular a mudança de hábitos: a obesidade infantil atinge pelo menos cinco milhões de crianças com menos de cinco anos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Não vale deixar os filhos apenas no sofá, em frente à televisão e fixados nos jogos eletrônicos. Esse estilo de vida prejudica a saúde das crianças, que devem fazer qualquer atividade física, sem maiores cobranças, para evitar problemas como a obesidade. Temos que cuidar e respeitar as fases de desenvolvimento e não cobrar desempenho esportivo de idades iniciais. O importante é se movimentar”, diz o preparador físico da Clinipam, Diego Mariano de Souza.

O profissional faz parte do Mova-se, um Programa específico para controlar e combater à obesidade infantil por meio da adoção de novos hábitos por parte de toda a família. Os números expressivos e alarmantes colocam a obesidade infantil na categoria de epidemia. Por isso, botar a criançada para correr é uma forma de contribuir com sua saúde. “Desde que se respeite o limite individual, a corrida não apresenta contraindicação para nenhuma idade”, diz o Diego Mariano de Souza.

Ele reforça que a corrida infantil da Clinipam alcança pequenos de todas as idades: dos seis aos oito anos o evento é festivo e segue para o lado lúdico; para crianças a partir dos nove já é uma prática que exige disciplina e orientação mais intensiva. “Existem muitos exercícios que melhoram o desempenho na corrida. Quando pensamos em crianças o essencial é dar oportunidade para diversas vivências: correr, saltar, rolar, escalar e equilibrar, por exemplo”, detalha o profissional.

Os três primeiros colocados sobem no pódium e todos os participantes vão ganhar medalhas.

BemParana

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES