MELHOR IDADE: INCENTIVO AO ESPORTE É TEMA DE PROJETO

47

Conheça a lei municipal que implanta um projeto voltado ao incentivo da atividade física entre os idosos.

Através da Lei nº 656, de agosto de 2019, o poder executivo do município de Campina Grande do Sul (PR) instaurou um projeto chamado “Esporte na Melhor Idade”, entrando em conformidade com o Estatuto do Idoso (Lei Federal nº 10.741/2003).

Quais objetivos do programa?

Criado para estimular a saúde dos idosos através da prática de exercícios regulares, o programa Esporte na Melhor Idade possui os seguintes objetivos:

  • integrar idosos na prática de atividades físicas, voltadas para a sua respectiva faixa etária;
  • promover atividades socioculturais e de esclarecimento quanto à saúde e bem estar;
  • oferecer atendimento às pessoas da terceira idade através de atividades físico-ocupacionais;
  • apoiar os idosos que praticam esporte em área pública, promovendo esclarecimento sobre a melhor maneira de praticar esportes, seus benefícios e riscos;
  • realizar campanhas educativas sobre a importância da prática esportiva na melhor idade, e de temas correlatos, como a vacinação de idosos, prevenção de câncer de pele, de mama, de próstata, o combate ao tabagismo e ao alcoolismo.

Realização do projeto

Para a realização do projeto “Esporte na Melhor Idade”, os participantes contarão com o apoio de profissionais servidores municipais das áreas da saúde e de educação física.

Os espaços como prédios públicos, praças, parques, escolas e áreas de lazer serão destinados para realização do projeto, desde que compatíveis adaptadas e com segurança para tal finalidade.

Além disso, o município poderá firmar convênios e estabelecer parcerias com universidades, escolas, academias e estabelecimentos para a pratica de exercícios físicos dos idosos com idade igual ou maior a 60 anos.

Você sabia?

A população brasileira com 65 anos de idade ou mais cresceu 26% entre 2012 e 2018, o que correspondente atualmente a 21,872 milhões de idosos, segundo dados da pesquisa “Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018”, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

;;;


COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.