quarta-feira, abril 24, 2024

InícioDestaquesPrefeitura de Pontal do Paraná realiza III Semana da Pessoa Idosa

Prefeitura de Pontal do Paraná realiza III Semana da Pessoa Idosa

Envelhecer pode ser um desafio para muita gente, mas o que a maioria não sabe é que a vida das pessoas não termina com a chegada da terceira idade. Com o objetivo de reconhecer o papel da população idosa na sociedade pontalense, a Prefeitura de Pontal do Paraná, por meio da secretaria de Assistência Social deu início na manhã desta segunda-feira (30) a III Semana da Pessoa Idosa.
 

Diversas atividades serão organizadas do dia 30 de setembro ao dia 3 de outubro. O prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravante (Casquinha) que prestigiou a abertura do evento comentou sobre a importância de expandir o debate sobre a pessoa idosa na esfera pública.
 

“Sabemos que nosso município tem uma grande população de pessoas idosas, são pessoas que escolhem nossa cidade para descansar e curtir as belezas naturais. Precisamos deixar claro que o futuro é um direito de todos, inclusive dos idosos, e por isso damos uma atenção especial a essa população, na Semana queremos dar enfoque à longevidade ativa e a bela velhice através da acessibilidade, atividades físicas, direitos e palestras motivacionais”, afirmou o prefeito.
 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Regiane Túlio, é importante que todos enxerguem que o idoso não é alguém que precisa ser velado ou cuidado, mas sim, um cidadão em pleno exercício de seus direitos, tanto de trabalho como de lazer e isso está inserido no Estatuto do Idoso.
 

“De uma forma geral os próprios idosos desconhecem o Estatuto. Logo, não utilizam as medidas protetivas e as prioridades asseguradas em lei, com nosso trabalho buscamos oferecer conhecimento, convivência e qualidade de vida a todos que participam de nossos projetos”, disse a secretária.
 

A criação da Semana Nacional do Idoso é um alerta para toda a população buscar a conscientização sobre a legislação e também sobre as medidas a serem adotadas para um envelhecimento saudável.
 

Programação
 

Na sua abertura no período da manhã foi realizada uma palestra sobre “motivação” e também apresentação de dança gaúcha pelo Grupo Bailanta Gaponera. No período da tarde teve mais palestra motivacional, o aulão de zumba e o lanche.
 

Na terça-feira pela manhã será realizada uma oficina de teatro com os professores Juliane Peixoto e Alian Moroz; a tarde segue com palestra “Manter o Espírito Jovem” com Arlene Silveira e também oficina de Muay Thai com Carla Santos.
 

Na quarta-feira pela manhã a turma vai participar de uma Caminhada Ecológica no Parque Estadual Floresta do Palmito em Paranaguá, e no período da tarde será realizada uma roda de histórias com Alian Moroz, depois um lanche e em seguida aula de Yoga com a professora Darlene Gingueleski.
 

Na quinta-feira será o encerramento, onde a partir das 13h30 Centro de Convivência do Idoso será realizado um baile a caráter “Flash Back”, com desfile da Miss e Mister CCI. As atividades estão sendo realizadas no CCI – Centro de Convivência do Idoso, no balneário de Shangri-lá ao lado da agência dos Correios.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES