quinta-feira, abril 25, 2024

InícioMeio AmbienteEtiópia planta 350 milhões de árvores em apenas 12 horas

Etiópia planta 350 milhões de árvores em apenas 12 horas

No dia 29 de julho cerca de 350 milhões de árvores foram plantadas em um período de 12 horas na Etiópia. O plantio faz parte de uma iniciativa nacional chamada #GreenLegacy, que pretende cultivar 4 bilhões de árvores no país Africano, encorajando cada cidadão a plantar ao menos 40 mudas.

O projeto visa combater os efeitos da crise climática devido ao desmatamento no país, que já sofre bastante por sua aridez. Segundo dados da ONU, a cobertura florestal da Etiópia declinou de 35% no século passado, para 4% nos anos 2000.

Abiy Ahmed, primeiro-ministro da Etiópia, participou ativamente da campanha do plantio, que foi desenvolvida pelo próprio governo. Vídeos promocionais foram veiculados na mídia estatal pedindo ao público para plantar e cuidar de árvores e também convidando toda a população para o evento. O governo também fechou alguns de seus escritórios para que os funcionários públicos pudessem estar presentes e para fazer a contagem oficial das árvores.

Abiy Ahmed, primeiro-ministro do país, plantantou diversas árvores | Fotos: Divulgação Governo da Etiópia

Segundo dados divulgados pelo governo, foram plantadas exatamente 353.633.660 de mudas em 1.000 locais pré-determinados espalhados por todo o país. As mudas escolhidas são nativas da região subsaariana, portanto, já são adaptadas ao clima árido. A escolha beneficia também todo o ecossistema da região.

O mapa mostra quantas árvores foram plantadas em 12 horas em 29 de julho de 2019.

Quem possuía o recorde mundial de árvores plantadas em um só dia era a Índia, com 66 milhões de árvores em 2017.

Melhor forma de resfriar a Terra

Um estudo recente publicado pela Science, afirma que a melhor solução para combater o aquecimento global, além de preservar as florestas que já existem, é plantando novas árvores.

O estudo do ecologista Thomas Crowther, da universidade suíça ETH Zurich, aponta que há espaço suficiente em parques nacionais, florestas e terras abandonadas existentes no mundo para plantar 1,2 trilhão de árvores extras. Juntas, estas árvores seriam capazes de armazenar CO2 equivalente a uma década de emissões de dióxido de carbono.

Segundo o ecologista, se tal meta fosse alcançada, superaria qualquer outro método para combater a mudança climática, mesmo considerando investimentos em energia renovável e dietas vegetarianas.

“É uma coisa linda porque todos podem se envolver. As árvores literalmente apenas tornam as pessoas mais felizes em ambientes urbanos, elas melhoram a qualidade do ar, a qualidade da água, a qualidade dos alimentos, o serviço ecossistêmico, é uma coisa tão fácil e tangível,” disse o ecologista.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES