sábado, abril 20, 2024

InícioPolíticaAssembleia discute projeto de desenvolvimento científico e tecnológico em audiência pública

Assembleia discute projeto de desenvolvimento científico e tecnológico em audiência pública

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) vai discutir na segunda-feira (12) os rumos e as metas para a área de Ciência e Tecnologia (C&T) paranaenses. O foco, que tem por base o anteprojeto do Poder Executivo denominado Lei Estadual da Inovação, é o avanço necessário ao constante desenvolvimento do estado, acompanhando as novidades da indústria e da pesquisa acadêmica mundiais. O encontro é uma promoção da Comissão de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, presidida pelo deputado Emerson Bacil (PSL), em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-Paraná).

De acordo com Bacil, “a Lei Estadual de Inovação estabelece medidas de incentivo à inovação, pesquisa e ao fomento científico e tecnológico para o desenvolvimento econômico-social. Ela pode ser uma ferramenta importante na busca pelo desenvolvimento regional”, frisou. “Por meio da audiência pública poderemos contribuir e evoluir. É fundamental a participação de vários segmentos nessa construção coletiva”, completou.

Para o diretor-presidente da Assespro-Paraná, Adriano Krzyuy, é preciso trabalhar pelo ambiente favorável às empresas e Startups paranaenses. “Elas querem e podem inovar com excelência. O Paraná inteiro é beneficiado após surgimento de mais empresas, geração de emprego e renda, novos produtos e serviços”, explica.

A Audiência pública “Anteprojeto de Lei

Anteprojeto de Lei

É a etapa em que outro Poder – Executivo, Judiciário, e o Tribunal de Contas – manda uma mensagem ou ofício à Assembleia para ser apreciado. Antes da inclusão na Ordem do Dia, a proposição passa pela Diretoria Legislativa para ser numerada. Quando a proposição é lida e protocolada em Plenário, transforma-se em Projeto de Lei. e Inovação” acontece no auditório Legislativo da Alep, às 10 horas, na segunda-feira (12). Participarão dos debates, representantes do Governo do Paraná, Celepar, Tecpar, Lactec, Agência Curitiba, FIEP, Fecomércio, Sebrae, universidades públicas e privadas, Detran/PR, sociedade civil, além dos deputados estaduais.

Alep

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES