Grão-de-bico emagrece? Conheça 14 benefícios e saiba como prepará-lo

355

Conhecido como “grão da felicidade” ele alivia os sintomas da TPM e promove sensação de bem-estar

Originário da Ásia, o grão-de-bico é uma leguminosa que oferece muitos benefícios à saúde. Conhecido como “grão da felicidade”, ele causa o mesmo efeito de bem-estar que o chocolate, ajudando no alívio dos sintomas da TPM e na redução de peso.

O grão também pode ser um excelente substituto do feijão, ajudando na composição de uma dieta saudável e de baixo custo. Além disso, é uma excelente opção para veganos ou vegetarianos, pois substitui o consumo de proteínas animais sem provocar deficiência do nutriente no organismo. Conheça as principais propriedades do grão de bico:

Valores Nutricionais

ComponentesQuantidade (100gr)
Proteínas vegetais18 g
Carboidratos59 g
Cálcio115 g
Ferro9,2 g
Fósforo344 g
Potássio879 mg
Magnésio3,5 g
Vitamina B0,7 mg
Vitamina C5 mg
Fibras8 g
Calorias120 kcal

Como o grão-de-bico atua na redução de peso?

De acordo com o nutrólogo Fernando Cerqueira, o grão-de-bico é uma leguminosa rica em fibras e proteínas, sendo que a proteína tem um efeito térmico alto. “Então o corpo queima muita energia, na forma de calorias, apenas quebrando proteínas em seus aminoácidos individuais. O efeito térmico da proteína é de 30%, ou seja, você queimará 30% das calorias durante a digestão. Como cada xícara de grão-de-bico tem 15 gramas de proteína, além do gasto calórico, a proteína também ajuda você a se sentir satisfeito, assim como as fibras, que também são abundantes no grão-de-bico”, explica Fernando.

Outros benefícios do grão-de-bico

Além de ser um ótimo aliado na redução de peso, o consumo do grão-de-bico pode oferecer outros benefícios ao corpo e a mente. Veja abaixo as principais vantagens de consumir a leguminosa:

1. Melhora o funcionamento do intestino

“O grão-de-bico possui grandes quantidades de fibras que atuam principalmente na saúde do intestino, contribuindo no tamanho do bolo fecal e na limpeza das paredes do intestino”, explica a nutricionista Thayana Albuquerque.

2. Controla o colesterol

A presença das fibras ajuda também no controle do colesterol. Isso porque, elas ajudam a eliminar a gordura do organismo e consequentemente resultam na melhora do colesterol.

3. Aliado da saúde emocional

Segundo Thayana Albuquerque, o grão-de-bico possui triptofano. Essa substância contribui para a produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, prazer e satisfação. Devido a presença do triptofano, o grão-de-bico é capaz de produzir a mesma sensação de bem-estar que o chocolate, porém seu consumo é mais saudável e ainda auxilia no emagrecimento.

4. Fortalece o sistema imunológico

O endocrinologista José Marcelo Natividade explica que assim como outras leguminosas, o grão-de-bico é rico em zinco e vitamina E, ambos são agentes importantes no combate de gripes e resfriados, garantindo reforço ao sistema imunológico.

5. Alivia os sintomas da TPM

“O grão pode ser um excelente auxiliar no combate aos sintomas da TPM, isso porque possui alto teor vitamina B6, cálcio, vitamina D e fibras. A vitamina B6 atua inibindo a aldosterona, hormônio que na fase pré menstrual, regula a excreção de sódio e é responsável pela retenção de líquido e o inchaço”, explica José Marcelo. Além disso, de acordo com Thayana Albuquerque, devido a presença de triptofano, o consumo do grão-de-bico pode ajudar a reduzir a irritabilidade ou a sensação de tristeza.

6. Importante durante a menstruação

7. Aliado da gestação

O ferro é um mineral muito importante durante a gestação, pois ajuda no bom desenvolvimento do feto, além de evitar que a mãe apresente quadros de anemia. Sendo assim, o consumo do grão-de-bico é bastante recomendado pelos especialistas no período gestacional. O nutrólogo Fernando Cerqueira afirma também que as fibras presentes no grão também são benéficas para as grávidas, sendo que auxiliam na digestão e na melhor absorção de nutrientes.

8. Ajuda na fertilidade masculina

Nas palavras de José Marcelo, o grão-de-bico conta com boas quantidades de selênio, vitamina C, ácido fólico e vitamina E, que são agentes importantes nas espermatogêneses (processo de produção de espermatozóides).

9. Mantém a saciedade por mais tempo

“A leguminosa é rica em proteínas e possui índice glicêmico baixo, com isso a digestão é mais fácil causando um tempo maior de saciedade, já que o pâncreas não ficar sobrecarregado”, explica Fernando Cerqueira.

10. Fortalece os ossos

Fernando Cerqueira explica que o grão é rico em cálcio (115 gramas de cálcio em 100 gramas de grão-de-bico), além de conter boas quantidades de vitamina K e fósforo. Esses nutrientes auxiliam no fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas, contusões e doenças que afetam os ossos, como a osteoporose.

11. Previne a anemia

Estima-se que mais de 90% das anemias sejam causadas pela carência de ferro, nutriente essencial para a vida que atua principalmente na fabricação das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio para todas as células do corpo. O grão-de-bico por ser um alimento com grande quantidade de ferro, pode ser um excelente aliado na prevenção da anemia ferropriva.

12. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares

“Por conter muitas fibras e auxiliar na diminuição do colesterol ruim, o consumo do grão ajudará na redução do estresse oxidativo, diminuindo os riscos da aparição da hipertensão arterial. Além das fibras, o potássio tem efeito vasodilatador, também diminuindo a pressão arterial e protegendo a saúde do coração”, explica a nutricionista Thayana Albuquerque.

13. Auxilia no ganho de massa muscular

Segundo Thayana, o grão pode ser um bom auxiliar para o ganho de massa, por conter uma excelente quantidade de proteína, além de ferro e amido. “A proteína será o principal nutriente para o músculo, o ferro vai contribuir no fornecimento de oxigênio para as células e o amido irá contribui na disponibilidade de energia ao organismo de forma lenta por ser tratar de um carboidrato complexo em união com as fibras”, afirma a nutricionista.

Existe contraindicações?

De acordo com José Marcelo, a única contraindicação do uso de grão de bico estaria naqueles pacientes que são intolerantes ao consumo de fibras, podendo gerar desconforto abdominal e acúmulo de gases. Contudo, para evitar esse desconforto, basta retirar a casca durante seu preparo.

MinhaVida

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.