quarta-feira, abril 24, 2024

InícioPolíticaCuritiba terá uma política municipal de nutrição com base no pinhão

Curitiba terá uma política municipal de nutrição com base no pinhão

Curitiba vai desenvolver uma política municipal de nutrição com base nas araucárias e nos pinhões. As discussões e os trabalhos tiveram início nesta segunda-feira (24/6), Dia Nacional da Araucária, no seminário “Araucária: preservação e cadeia produtiva”.

O seminário é organizado pela Prefeitura e tem a participação da Embrapa Florestas, Instituto Emater Paraná e Universidade Federal do Paraná. A reunião de trabalho seguirá durante todo o dia, com palestras, painéis e discussões no Salão Nobre da Prefeitura.

O evento marca a mudança de nome e de atribuições da Secretaria Municipal do Abastecimento para Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

Também será discutido o que há de melhor em termos de produção de araucárias, assistência técnica, pesquisa e segurança alimentar. O prefeito Rafael Greca fez a palestra de abertura do evento e explicou a importância que a araucária tem para a cidade e o Estado.

“A araucária vem da pré-história, segundo as pesquisas é uma botânica antes da nossa botânica, remonta ao tempo dos dinossauros. Essa árvore sobrevivente deu seu nome a nossa cidade. Curitiba quer dizer muito pinhão”, explicou Greca.

O prefeito também falou que além da preservação, Curitiba quer avançar com uma política de educação alimentar baseada nas araucárias.

“A farinha de pinhão é adotada pelos celíacos. É com grande alegria que vejo se abrir esse horizonte para criação de uma nova cadeia produtiva”, disse o prefeito.

“Com fazendas de araucárias somos capazes de produzir farinha de pinhão própria para os celíacos do mundo inteiro consumirem”, afirmou Greca.

Luiz Gusi, secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, explicou que será criado um grupo para trabalhar em conjunto dentro do Programa Pró-Metrópole. O trabalho vai envolver as araucárias e os pinhões.

“Nossa intenção é lançar o polo de excelência do pinhão. Não queremos apenas tornar o pinhão cada vez mais uma fonte de renda para o agricultor, mas torná-lo também estratégico dentro do processo de segurança alimentar e nutricional da cidade”, afirmou Gusi.

Segundo Greca, o desenvolvimento da política de nutrição com base nas araucárias vai trazer muitos benefícios para cidade.

“Vamos produzir pinhão, vamos dar um futuro para o nosso passado. Vamos legar aos que vão nascer a beleza dessa mata nativa que deu o nome sagrado a essa cidade. Precisamos preservar as araucárias”, definiu Greca.

Sabores do Pinhão
O seminário “Araucária: preservação e cadeia produtiva” integra a programação da segunda edição do Festival Sabores do Pinhão. O encerramento do festival será de quarta-feira (26/6) até domingo (30/6).

Nestes dias, a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional vai montar uma estrutura na Rua General Carneiro, ao lado do Mercado Municipal de Curitiba, e o pinhão será o ingrediente principal de diferentes receitas gastronômicas.

Presenças
Participaram da abertura do seminário o superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino Pereira; a presidente da Associação dos Celíacos do Paraná (Acelpar), Ana Cláudia Cendofanti; o diretor técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Natalino Avance de Souza; o chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Sergio Gaiad; Carmem Tuíte, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); o presidente do Conselho Federal de Biologia, Jorge Augusto Calado Afonso; o administrador regional da Matriz, José Dirceu de Matos; e Felipe Thiago de Jesus, dos Jardins de Mel.

BemParaná

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES