sábado, abril 20, 2024

InícioSaúdeExame de urina pode substituir papanicolau no futuro, afirma estudo

Exame de urina pode substituir papanicolau no futuro, afirma estudo

O estudo pretende ajudar países subdesenvolvidos já que, muitas vezes, o papanicolau não é acessível para todos

O papanicolau é muito importante para identificar infecções vaginais, infecções sexualmente transmissíveis (IST) e, principalmente, algum sinal precoce de câncer de colo uterino. Mas as mulheres que já realizaram o exame provavelmente consideram o procedimento é desconfortável. Desta forma, um estudo da Universidade de Manchester, no Reino Unido, sugeriu uma alternativa mais prática e menos desagradável: o exame de urina.

Para a realização do estudo, os cientistas coletaram amostras de urina de 104 participantes. Os resultados mostraram que o exame de urina conseguiu identificar tipos de alto risco do HPV (infecção sexualmente transmissível através do contato de pele com pele) de forma tão eficaz quanto o Papanicolau.

Essa nova alternativa pode, inclusive, ajudar países mais pobres no futuro, já que o papanicolau não é acessível para todas as mulheres e o câncer de colo de útero tem índices maiores em países subdesenvolvidos. Mas, por ora – enquanto não há nenhuma recomendação oficial -, é importante manter a rotina de fazer o exame convencional anualmente.

Quando fazer o papanicolau?

O exame é recomendado para mulheres entre 21 e 64 anos que já tiveram relações sexuais, independentemente se sua vida sexual for ou não ativa. Seu médico poderá mudar este período e frequência, se necessário. 

Minha Vida


ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES