quarta-feira, maio 27, 2026

InícioPontal do ParanáPontal do Paraná será contemplado com mais de mil atendimentos gratuitos para...

Pontal do Paraná será contemplado com mais de mil atendimentos gratuitos para pets através do novo VetMóvel Paraná

Programa lançado pelo Governo do Estado levará vacinação, consultas veterinárias e cuidados preventivos para cães e gatos do município

O município de Pontal do Paraná será contemplado com mais de mil atendimentos veterinários gratuitos por meio do novo programa VetMóvel Paraná, lançado nesta terça-feira (26), em Curitiba, pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.

A iniciativa do Governo do Estado prevê atendimento itinerante para cães e gatos, com vans adaptadas e equipadas para oferecer vacinação, consultas clínicas, vermifugação, controle de pulgas e carrapatos, além de orientações sobre cuidados preventivos e tutela responsável.

O programa é coordenado pela Superintendência-Geral de Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, e atenderá municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral.

A expectativa é realizar cerca de 80 mil atendimentos nesta primeira etapa, com investimento estadual de R$ 19,6 milhões.

Representando Pontal do Paraná durante o lançamento oficial, o prefeito Rudão Gimenes esteve acompanhado da vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, da presidente da Câmara Municipal e vereadora Elinete Guimarães Rocha, do vereador Juvanete Pereira e da coordenadora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Flávia Deable Zacarias.

Durante o evento, o prefeito Rudão Gimenes destacou que o VetMóvel chega para ampliar os atendimentos já realizados pelo CastraPet e oferecer ainda mais cuidados aos animais do município.

Segundo ele, a iniciativa vai beneficiar diretamente protetores independentes, cuidadoras e famílias que possuem animais de estimação em Pontal do Paraná.

“Participamos do lançamento do VetMóvel, um importante programa do Governo do Estado que, além do CastraPet, também vai oferecer imunização e consultas veterinárias para os animais. Em breve, Pontal do Paraná receberá mais de mil vagas para atendimentos gratuitos. A Prefeitura irá divulgar o link para inscrições, permitindo que mais famílias tenham acesso a esse cuidado e garantindo mais qualidade de vida aos animais do município, em parceria com o Governo do Estado”, afirmou o prefeito.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, ressaltou que o cuidado com a saúde animal também impacta diretamente a saúde pública.

“Essa preocupação com a saúde dos animais atinge a saúde como um todo, porque a prevenção com a vermifugação e vacinação também protege as pessoas”, salientou.

Já o superintendente de Proteção Animal, Rodrigo Rodrigues, explicou que o atendimento itinerante facilitará o acesso da população aos serviços veterinários gratuitos.

“Serão 80 mil atendimentos ainda neste ano, o maior volume que temos conhecimento no âmbito nacional. Após esta primeira etapa, vamos levar essas ações aos demais municípios paranaenses, cuidando do bem-estar e da saúde dos animais”, afirmou.

Os atendimentos começam em junho e acontecerão por meio de cadastro prévio dos animais e tutores.

Em breve, a Prefeitura de Pontal do Paraná divulgará as datas, locais e o link oficial para inscrições da população interessada.

Além de contribuir para o bem-estar animal, o programa também auxilia na prevenção de doenças e na promoção da saúde pública, ampliando o acesso gratuito aos cuidados veterinários no município.

Fotos: PMPPR/ Clovis Santos

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES