quarta-feira, abril 15, 2026

InícioParanaguáPrefeitura de Paranaguá promove capacitação de profissionais da saúde com foco em...

Prefeitura de Paranaguá promove capacitação de profissionais da saúde com foco em doenças negligenciadas

Na quinta-feira, dia 9, profissionais da Saúde se reuniram para mais uma etapa do programa que, desde o ano passado, busca promover a reciclagem de conhecimentos e a troca de experiências entre diferentes setores da assistência pública.
A palestra central do dia foi conduzida pela sanitarista Micaela Gois Boechat Boaventura, que abordou um tema crítico para a saúde pública: as doenças negligenciadas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essas patologias estão intrinsecamente ligadas a condições de vulnerabilidade social, como a falta de saneamento básico e de acesso à água potável.
“Trabalhamos doenças parasitárias, o tracoma e a leishmaniose visceral. Embora o Brasil conviva com essas doenças, muitas vezes elas são pouco discutidas”, explicou Micaela.
O secretário municipal de Saúde, Dr. Daniel Fangueiro, destacou a importância do programa de educação permanente na capacitação dos profissionais. “Precisamos que o profissional tenha um olhar atento, especialmente para as populações que vivem em condições precárias ou utilizam água de poço”, afirmou.

Para quem está na linha de frente, o programa é visto como uma ferramenta de integração. A fisioterapeuta Vanessa Freitas de Quadros Lago, responsável pela reabilitação no Complexo Nazir, ressaltou a importância da iniciativa.“É um momento essencial de interação. Precisamos dessas informações para a nossa atuação, e a atualização constante é fundamental para toda a equipe de saúde”, destacou.

A continuidade do projeto também é celebrada pelos servidores. A psicóloga Cláudia Michelon, coordenadora do Programa de Educação Permanente em Saúde, ressaltou a relevância da iniciativa. “Em mais de duas décadas de serviço público, nunca havíamos visto algo assim é o segundo ano do projeto, que nasceu na gestão do prefeito Adriano Ramos. O pessoal está gostando e se reciclando. O cronograma de treinamentos já está programado esta em seu segundo ano além de ter sido muito bem recebido pelos profissionais, que estão se reciclando e ampliando seus conhecimentos”, pontuou Cláudia.
O cronograma já está definido até o mês de novembro. O próximo encontro terá como foco a Saúde da Mulher, com a participação da Dra. Daviele.

O objetivo da prefeitura é garantir que a visão de coletividade se traduza em um atendimento cada vez mais humano, técnico e eficiente para a população parnanguara, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) na região. O foco social do encontro é capacitação dos profissionais de saúde para melhor atender a população com qualidade, com discussão sobre doenças e agravos que possam acometer a população.

A atuação multidisciplinar envolvendo fonoaudiólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, psicólogos, médicos, enfermeiros e sanitaristas, promovendo um olhar integral sobre o paciente.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES