A Prefeitura de Matinhos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizará no dia 29 de novembro de 2025 a Virada Cultural, um grande evento multicultural que ocupará o Calçadão Central, em frente à Casa da Cultura. Serão 12 horas de programação gratuita, reunindo música, dança, literatura, artes cênicas e manifestações tradicionais locais.
A Virada Cultural tem como objetivo fortalecer a produção artística do município, valorizar talentos locais e regionais, incentivar a formação de público para as artes e promover a integração entre moradores e turistas. O evento também movimenta a economia criativa e amplia o acesso democrático à cultura.
Segundo a Secretaria de Cultura, a iniciativa reforça o compromisso do município com a promoção de ações culturais contínuas, que aproximem a população das diversas formas de expressão artística.
Programação
A abertura está marcada para 9h, com atividades que seguem até 21h. Entre as atrações confirmadas estão:
- 9h – Abertura
- 9h30 – Atração Artística
Corpo Cardume Grupo artístico da Escola Elias Abrahão, formado pelos alunos dos 5º anos e coordenado pelo professor Paulo Ricardo do Rosário de Carvalho.
- 10h – Atração Literária Contação de histórias:
O Mestre Verde e Alice na Bolha de Sabão Com a escritora Ângela Gomes, que também ministrará uma oficina de dobradura confeccionando personagens.
- 13h – Atração Musical
Mery e Fábio – Cantores do município.
- 14h – Atração Musical
Gabriel Régis Artista prata da casa, trazendo um repertório com Pop, Rock, Reggae e Sertanejo.
- 15h – Atração Artística
Folclórica Dançando com a Tradição – Fandango 60+ Com a professora Nádia Mendes.
- 15h30 – Atração Musical
Sérgio & Serginho – Mistura de ritmos na produção O Brasil é um Show.
- 16h30 – Atração Cultural
Maracatu Baque Mulher Matinhos Coletivo nacional de empoderamento feminino que oferece à comunidade um espaço acolhedor através da música e da dança do Maracatu Baque Virado.
- 17h – Atração Musical
Fábio Godoi Cantor, músico e professor da FG Music. Apresentará clássicos da música cristã contemporânea em formato acústico pop rock.
- 18h – Cia de Dança
Jota Ribeiro, apresentação de 4 coreografias:
Butterfly – Balé clássico infantil Interlúdio
Dança contemporânea (conjunto adulto)
Liberdade de Expressão –Dança contemporânea (conjunto sênior)
Des’compasso – Jazz (conjunto infantil)
- 18h30 – Atração Musical
Dub n’ Flute com Flow Sista & Tarci Rosa Uma viagem sonora que une a força do Dub com a sutileza e o improviso das flautas.
- 19h30 – Apresentação Artística Cultural
Grupo Capoeira Zoeira Nagô Trazendo a arte e a tradição da roda de capoeira.
- 20h30 – Academia de Dança Síntese
Apresentação de 4 coreografias:
Fugindo do Escuro – Coreógrafa Pietra Trovo
Uma obra que transforma vulnerabilidade em arte e traduz batalhas internas com intensidade e emoção.
Valsa das Guirlandas – Coreógrafa Isabela Collares
Adaptada do clássico A Bela Adormecida, traz ao palco um dos momentos mais encantadores do primeiro ato.
Timóteo – Coreógrafa Laura Maia
Uma dança que celebra aqueles que permanecem firmes diante das mudanças, como uma oração silenciosa em movimento.
Um Salto – Coreógrafa Pietra Trovo
Construída sobre fundamentos do jazz dance, explora técnica, força e musicalidade, traduzindo superação e expressão artística.
A Síntese dedica-se à transformação por meio da arte, unindo acolhimento, técnica e sensibilidade.
- 21h – Encerramento
RockMemory Band Encerrando nossa Virada Cultural com releituras dos grandes sucessos dos anos 70, 80 e 90 – o melhor do rock nacional e internacional.
Serviço – Virada Cultural Matinhos 2025
29 de novembro de 2025
Das 9h às 21h
Calçadão Central – em frente à Casa da Cultura
O evento é gratuito e aberto para toda a população.
