A solenidade de abertura contou com a presença do governador Ratinho Junior, do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, e do presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, além de deputados estaduais e secretários de Estado.
Representando o Município de Paranaguá, participam do evento a secretária de Desenvolvimento Econômico, Habitação e Regularização Fundiária (SEDEHAB), Leonice Lara Lacerda, e o secretário de Expansão Industrial e Portuária (SEMEXPORT), Luiz Augusto Pellegrini Carvalho.
Para Leonice Lacerda, o congresso é uma oportunidade importante de integração entre o Estado e os Municípios. “O evento foi promovido pela AMP para apresentar todos os serviços e investimentos que o Governo do Estado oferece aos Municípios, como o programa Asfalto Novo, Vida Nova, que prevê R$ 2 bilhões em investimentos para pavimentação. Também participam empresas públicas como Sanepar, Portos do Paraná e Fomento Paraná, com estandes voltados ao atendimento dos gestores municipais. É um evento que contribui diretamente para o desenvolvimento dos municípios e fortalece as políticas públicas por meio dos programas e recursos ofertados pelo Estado”, destacou.
O secretário de Expansão Industrial e Portuária, Luiz Augusto Pellegrini Carvalho, ressaltou a relevância do encontro para o planejamento estratégico das cidades litorâneas. “O congresso é uma grande oportunidade para os gestores municipais conhecerem de perto as políticas e programas disponíveis, além de trocar experiências com outras administrações. Essa aproximação entre o Estado e os Municípios é fundamental para alinhar projetos e buscar investimentos que promovam desenvolvimento com responsabilidade e resultados concretos para a população”, afirmou.
O I Congresso dos Municípios do Paraná marca um novo momento na relação entre o Governo do Estado, as prefeituras e as instituições públicas e privadas que atuam na gestão pública. Mais do que um espaço de debates, o evento busca se consolidar como um ambiente de cooperação e aprendizado, permitindo que experiências bem-sucedidas sejam compartilhadas e adaptadas às realidades locais.
“O intuito do evento é criar pontes entre as administrações locais e o Governo do Estado, com o propósito de fortalecer as políticas públicas e melhorar a qualidade de vida da população paranaense”, concluem os secretários de Paranaguá.
Prefeitura de Paranaguá
