domingo, julho 21, 2024

InícioDestaquesFérias: espaços culturais do Estado têm vasta programação gratuita para crianças

Férias: espaços culturais do Estado têm vasta programação gratuita para crianças

Os museus e demais equipamentos culturais do Estado estão repletos de atividades gratuitas para crianças de todas as idades aproveitarem as férias de julho. Espaços pertencentes à secretaria de estadual da Cultura, como Biblioteca Pública do Paraná, Museu Paranaense, Museu Oscar Niemeyer, Centro Juvenil de Artes Plásticas e Museu Casa Alfredo Andersen estão com programação especial.

Na Biblioteca Pública do Paraná, as crianças podem aproveitar o recesso escolar com lançamentos de livros, oficinas de origami e sessões de cinema. O evento Hora do Conto também continua com contação de história todas as semanas.

O Museu Paranaense (MUPA) segue com oficinas gratuitas para crianças e adolescentes. Na terça-feira (16), o público de 6 a 16 anos poderá se divertir na visitação mediada. Em seguida, os participantes são convidados a se desenharem em autorretratos gigantes na oficina de desenho e pintura.

No dia 17, a criançada poderá brincar de  “Xanrí (aves), Jogé (caranguejo) e Pirá (peixe) visitam o museu”. A partir de contos indígenas, crianças de 3 a 5 anos vão explorar o Museu enquanto se locomovem de maneiras não usuais, divertidas e experimentais pelos espaços do MUPA, imitando animais.

A programação no MUPA terá ainda contação de histórias, visita sensorial e construção de roupas com materiais não habituais na atividade “O corpo das árvores”, no dia 18. Oficina de música e dança no dia 19, contação de histórias e oficina de argila inspiradas nos mitos e histórias ancestrais do povo Xetá no dia 21; e oficina de desenho no último domingo do mês.

Há várias opções para as crianças nas oficinas do Museu Oscar Niemeyer. Na sexta-feira (12), crianças de 6 a 10 anos serão convidadas a tirar os sapatos e explorar as áreas externas do museu, onde vão coletar elementos que farão parte de uma nova composição. No dia 18, a oficina Voo livre estimulará a criatividade com a confecção de passarinhos com materiais diversos. E para exercer o lado diretor de cinema, no dia 19, pessoas com mais 16 anos produzirão breves filmes a partir das narrativas presentes em obras que estão ao redor.

Com a intenção de criar um ambiente de interação entre as crianças e suas famílias, os participantes com menos de 14 anos deverão obrigatoriamente estar acompanhados de um adulto responsável. Para participar das oficinas, é necessário adquirir os ingressos antecipadamente no site do museu. As vagas são limitadas.

Além de atividades práticas, o MON terá visitas guiadas, sempre às 11h, nas mais diversas exposições e salas. É necessário comprar o ingresso de acesso ao museu diretamente na bilheteria no dia da ação e se dirigir ao ponto de encontro indicado. Sujeita à lotação.

AEN

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES