domingo, julho 21, 2024

InícioGuaratubaPrefeitura apresenta os convocados para a Guarda Civil Municipal de Guaratuba

Prefeitura apresenta os convocados para a Guarda Civil Municipal de Guaratuba

A Prefeitura de Guaratuba apresentou os candidatos convocados para a Guarda Civil Municipal em evento nesta sexta-feira (28), no Casarão Marcílio Dias, Espaço Litoral.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guaratuba foi criada em 2022 pela Lei n°1.950, juntamente com o Estatuto da Guarda Civil Municipal que atende a Lei Federal nº 13.022/14. O concurso da GCM foi lançado no ano passado durante as comemorações do aniversário da cidade, sendo todo o processo realizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Além da prova objetiva do concurso, os candidatos realizaram teste de aptidão física e avaliação psicológica.

Em seu discurso no evento, o prefeito Roberto Justus parabenizou os convocados, suas famílias e também o trabalho do secretário municipal Jacson Braga. “O trabalho do Jacson para que isso acontecesse foi fundamental, começou com nossas tratativas para a criação da Companhia da Polícia Militar em Guaratuba, nós levamos os dados da violência e foi a primeira demanda da segurança pública da minha gestão. Nós conseguimos a Companhia e isso mudou a história da segurança pública em Guaratuba, os números da violência, principalmente, de homicídios baixaram, nosso diálogo com a Secretaria Estadual de Segurança aumentou também muito pela forma como o secretário respeita e se relaciona com às autoridades, realizando uma grande parceria e até mesmo amizade com as forças policiais.”

Os 30 convocados estão finalizando essa semana os exames admissionais para então tomar posse do cargo. Através de um Acordo de Cooperação Técnica com Paranaguá, os novos servidores receberão primeiro formação na Escola da Guarda Civil Municipal de Paranaguá, que terá início na próxima semana. O treinamento contempla aulas teóricas, formação de instrução e tiro e, posteriormente, estágio com guardas municipais formados. A GCM de Paranaguá é exemplo na formação e atuação de agentes por sua atuação na cidade de Paranaguá.

O secretário Municipal de Segurança de Paranaguá, Leônidas Martins Junior, representando o prefeito Marcelo Roque, ressaltou que os guardas de Guaratuba serão formados por uma das melhores academias do estado do Paraná. “Parabenizo o prefeito e secretário pela iniciativa, e podem ter certeza que vamos entregar para o município pessoas forjadas para dar segurança de verdade ao município.”

O secretário Municipal da Segurança Pública e Trânsito, Jacson Braga, agradeceu o prefeito pela confiança e os servidores da secretaria pelo trabalho. O secretário disse que esse é um passo significativo para a segurança da nossa cidade, e que a formação será fundamental para cumprir com excelência a serviço de segurança na cidade.

Autoridades presentes: Além dos já mencionados, o deputado Estadual Nelson Justus; o vereador Alaor Miranda representando a presidência da Câmara de Guaratuba; os vereadores Ademir da Silva, Ana Maria Correa da Silva, Diva Oliveira, Fabiano Cecílio da Silva, Felipe Huning de Carvalho; o comandante da 3ª Cia de Guaratuba, Cap. João Waldemar Serpa Burguer, representando também o 9º Batalhão da PM; a sargento Maria Mendes representando a 1ª Cia de Polícia Rodoviária Estadual; a subtenente Eric Portes representando a 3º Subgrupamento de Bombeiros; o gestor da Cadeia Pública de Guaratuba Alicardo Rochester Bianco; a diretora de ordem Pública de Itapoá Marta Regina Bedin; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Grazieli Eurich; a presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Carla Cristina Kuntze; o vice-presidente Conseg Nathan Macedo; o presidente do Conselho da Comunidade Jeferson Honorato Moro, secretários, procuradores e ouvidora municipal.

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES