sábado, março 2, 2024

InícioDestaquesPassarinhada: IAT promove caminhada para observação de aves na Ilha do Mel...

Passarinhada: IAT promove caminhada para observação de aves na Ilha do Mel nesta sexta

O Instituto Água e Terra (IAT) promove nesta sexta-feira (12) a primeira edição do projeto Passarinhar Paraná durante a temporada 2023-2024 do Verão Maior Paraná. A ação ambiental será na Ilha do Mel, em Paranaguá, com saída do trapiche de Brasília às 6h30. A inscrição é gratuita, sem limite de pessoas, e pode ser feita por meio do WhatsApp (41) 99554-0553 ou via formulário.

O Passarinhar Paraná está vinculado ao projeto Parques Paraná, coordenado pela diretoria de Patrimônio Natural do IAT, e busca o fomento do uso público e do turismo nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ecoturismo consciente.

A observação de aves ou birdwatching é uma modalidade de turismo recente no Brasil, que estimula e instiga as pessoas que gostam de observá-las. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), já foram registradas 1.971 espécies de aves no Brasil. Dessas, 766 podem ser vistas no Paraná, algumas ameaçadas de extinção.

Além do envolvimento da sociedade com a natureza através da observação, o projeto é de extrema importância para a identificação do ecossistema local. “A prática oferece a oportunidade aos visitantes de se conectarem com a natureza e, com isso, ajuda a fornecer dados relevantes sobre as espécies que habitam cada Unidade de Conservação do Paraná”, explica a bióloga do projeto Pró-Bio do IAT, Tauane Ingrid Ribeiro.

A visita à Ilha do Mel será guiada pelo biólogo e ornitólogo, Tiago Machado de Souza, pós-doutor em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para facilitar a compreensão, o IAT vai disponibilizar binóculos para os participantes. “Quando realizados em espaços florestais, a maior parte dos registros é auditiva. A partir do momento que a gente ouve, podemos vê-las com o método payback, que é a reprodução do som da ave e que geralmente atrai ela para mais perto”, disse.

GUIA – Em 2023, o IAT lançou o guia Unidades de Conservação Estaduais e Aves para Observar no Paraná. O e-book contém 66 páginas que contam quais as espécies podem ser encontradas em cada Unidade de Conservação, promovendo a conscientização da conservação das áreas naturais e dos animais que nela habitam.

Na Ilha do Mel, os visitantes que participarem deste encontro poderão ouvir e avistar o Tangará (Chiroxiphia caudata) e o Carcará (Caracara plancus), da família dos falcões, e demais aves que podem ser anotadas no checklist das observações, espaço reservado dentro do site do órgão ambiental.

AGENDA – Além da Passarinhada na Ilha do Mel, o IAT promove ações ambientais em outros pontos do Litoral nesta semana. Nesta quarta-feira (10), das 14h às 17h, ocorre a atividade “Um Dia no Viveiro”, no viveiro florestal do IAT de Morretes.

Haverá, ainda, coleta de resíduos, também na Ilha do Mel, na quinta-feira (11), a partir das 9 horas. Todo material recolhido será gerenciado para e reciclado, transformado em novos produtos como brinquedo para as crianças.

Outra ação é ligada à conscientização sobre os cuidados com os animais domésticos por meio do programa Castrapet Paraná. A distribuição de materiais educativos e atividades interativas serão na Ilha do Mel, em Brasília, de terça (9) a quinta-feira (11), sempre das 8h às 12h e das 13h até 17h.

AEN

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES