sábado, junho 13, 2026

InícioPontal do ParanáCom meta de construir 300 casas populares, Pontal do Paraná vai iniciar...

Com meta de construir 300 casas populares, Pontal do Paraná vai iniciar com 50 moradias

O Programa Habita Mais Pontal do Paraná (Habita+PPr) foi lançado oficialmente na quarta (22), no Centro Municipal de Capacitação, em Praia de Leste, como parte da agenda comemorativa dos 28 anos da cidade. Fotos abaixo:

Durante o evento, o prefeito Rudão Gimenes assinou o edital de publicação da licitação que prevê a construção das primeiras 50 casas do programa de habitação social e popular implantado pela atual gestão.

Acompanhado da vice-prefeita Patrícia Millo Marcomini, da secretária municipal de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania, Nega Borges, da procuradora-geral Vergínia Mara Pedroso, de secretários municipais e de centenas de pessoas no auditório, o prefeito também anunciou o lançamento do projeto Habita Servidor Público, viabilizado aos servidores municipais que ainda não possuem casa própria, e também realizou a entrega de mais de 130 títulos de propriedade para moradores da Figueira, no Balneário Shangri-lá, comunidade que há mais de dez anos reivindicava a regularização fundiária no local.

Descrevendo as políticas públicas implantadas até o momento na área de habitação, o prefeito agradeceu toda a equipe de trabalho e lembrou o compromisso assumido de construir casas e, na reforma administrativa, criar uma secretaria comprometida com habitação e regularização fundiária.

“É um dia histórico para nossa cidade. Regularizamos uma área ocupada há mais de dez anos e lançamos um programa habitacional que há mais de dez anos não se fazia. Viemos para fazer a diferença, reorganizar nossa cidade, transformar a realidade e mudar a vida das pessoas. Construir uma casa e dar segurança pra quem mora de que ela terá um comprovante de endereço para apresentar no posto de saúde, na creche, na escola, isso é trazer dignidade e dar esperança de dias melhores, é semear o bem”, disse emocionado o prefeito.

Ele também confirmou que esse é o primeiro passo para um grande projeto. “Queremos na sequência junto à Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e Governo Federal atingir nossa meta de 300 casas”, afirmou Rudão.

TÍTULOS DE PROPRIEDADE: Além do anúncio da construção de 50 novas casas, um dos momentos mais emocionantes do evento foi a entrega de mais de 130 títulos de propriedade a moradores da comunidade Figueira, de Shangri-lá, que contou também com a presença dos vereadores João Carlos do Rosário (Barriga) e Elinete Guimarães Rocha.

NOVAS CASAS: A licitação para construção das novas está prevista para 12 de dezembro deste ano. Serão casas de 42m² com lage, dois quartos, cozinha e sala integradas, com tanquinho na parte de trás, com muros nas laterais e calçadas com toda a dignidade para uma família morar. Os locais são áreas de interesse público no Balneário Pontal do Sul e a ampliação do programa deve levar futuras construções a outras regiões da cidade.

O lançamento do Programa Habita + PPr é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Defesa da Cidadania – criada em 2023 com objetivo de promover politicas visando a habitação social e popular na cidade – e participação da Secretaria de Projetos e Planejamento Urbano.

Assessoria

ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES