O segundo Boletim de Dados Turísticos de 2023 da Secretaria estadual do Turismo (Setu-PR) traz um levantamento com o número de visitantes nos principais atrativos turísticos do Estado nos últimos quatro anos. Em 2022, de acordo com o documento, houve um crescimento exponencial no volume de turistas no comparativo a 2021. E, de maneira geral, os números confirmam a crescente retomada do setor no pós-pandemia, com perspectivas de superação dos números anteriores à crise sanitária.
No ano passado, o Parque Nacional do Iguaçu foi novamente o principal atrativo do Paraná, com 1.434.308 visitantes. O número é 118% maior do que o registrado em 2021 (655 mil), mas ainda abaixo dos patamares pré-pandemia (em 2019, foram 2 milhões de visitantes, recorde histórico).
Criado em 1939 e situado em Foz do Iguaçu, no Oeste, o parque é um Patrimônio Mundial Natural classificado pela Unesco. Com área de quase 200 mil hectares, é a maior reserva remanescente de Mata Atlântica da região e tem como principal atração turística as Cataratas do Iguaçu, eleitas em 2011 como uma das Sete Maravilhas da Natureza.
O parque também protege riquíssima biodiversidade da fauna e flora brasileiras, algumas delas ameaçadas de extinção como a onça-pintada e o jacaré de papo amarelo.
Em 2022, o parque foi novamente concedido à iniciativa privada por mais 30 anos. De acordo com o estudo de potencial realizado pela União para o processo de licitação, a estimativa é de atingir um patamar de 4 milhões de visitantes até o final da concessão – mais que o dobro do atual.“Esta foi a maior concessão de um parque da história do Brasil. A disputa acirrada demonstra a grandeza e o potencial turístico do Paraná, que atrai ano a ano grandes investimentos no setor. Precisamos aproveitar todo esse interesse internacional em Foz para estender a permanência dos turistas no Estado e estimulá-los a conhecer também outras regiões”, avalia o secretário do Turismo, Marcio Nunes.O segundo atrativo com maior número de visitantes em 2022 também é de Foz do Iguaçu: o Parque das Aves registrou a presença de 693.833 pessoas em 2022 – um crescimento de 98% em relação a 2021 (349.663). Em 2019, 936.673 pessoas estiveram no local.
AEN
