sexta-feira, março 29, 2024

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Governador lança projeto que vai levar apresentações teatrais a 100 mil crianças de escolas públicas

Os gritinhos e risadas após o surgimento de uma da arca cenográfica com animais no palco do Grande Auditório do Teatro Guaíra dão uma amostra de como será o Crianças no Teatro. O programa foi lançado nesta quarta-feira (22) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior para uma plateia de cerca de 1,2 mil estudantes de escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana.

O espetáculo “A Arca de Noé”, baseado no clássico de Toquinho e Vinícius de Moraes e encenado pela MRG Produções Artísticas, convidada para a estreia, deu início ao projeto, que nesta primeira fase vai levar, a partir do segundo semestre, peças da literatura infantil para aproximadamente 100 mil crianças de todo o Paraná.

“Esse programa me deixa muito feliz porque leva a cultura para perto das crianças e torna a arte mais acessível. A maioria que veio assistir essa peça no Teatro Guaíra nunca tinha entrado em um teatro antes”, disse o governador. “A ideia é espalhar esse projeto em todo o Paraná, com apresentações nos teatros dos municípios, com a presença de alunos das cidades vizinhas”.

Ratinho Junior afirmou que a proposta se une a outro projeto do Governo do Estado, o Cinema na Praça, que percorre os municípios paranaenses projetando filmes gratuitos à população. “Ele parou na época da pandemia e foi retomado há algumas semanas, levando os filmes a famílias paranaenses que nunca tiveram a oportunidade de entrar em um cinema. Agora, o Crianças no Teatro segue por esse mesmo caminho”, salientou.

CIRCULAÇÃO – Com o intuito de estimular o hábito de ir ao teatro e promover formas de acesso, inclusão social e formação de plateia, a iniciativa tem como objetivo fomentar a circulação de companhias paranaenses em teatros das oito macrorregiões do Estado, impactando mais de 100 mil crianças da rede pública de ensino com idades entre 6 e 12 anos.

O projeto propõe ainda a descentralização e o acesso a bens culturais por meio de apresentações e ações de mediação teatral a crianças de todo o Estado, em conformidade com as premissas do Plano Estadual de Cultura. Com incentivo da Audi do Brasil, o investimento na iniciativa foi de R$ 1,5 milhão. O Estado arcará com os custos de transporte dos alunos.

“Acreditamos muito na cultura e na educação e é por isso que contribuímos fortemente com esse projeto. O futuro do Brasil são as crianças, e que coisa mais bela ter elas vendo esse lindo espetáculo”, destacou o diretor-presidente da Audi do Brasil, Daniel Rojas. “Temos uma comunicação muito próxima com o governo, e nada melhor do que desenvolver atividades sociais neste Estado que é tão importante para nós”.

INCENTIVO – O programa também propõe uma ação de mediação cultural antes de cada apresentação, com o objetivo de despertar e sensibilizar o público para outros sentidos da obra artística, possibilitando que ele se relacione e se familiarize com a arte teatral através de atividades práticas e pedagógicas.

“Queremos levar cultura e entretenimento de qualidade para as nossas crianças, principalmente as mais carentes. É um projeto de inclusão, que procura popularizar e democratizar ao acesso ao teatro e outras formas de cultura”, ressaltou o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi.

Além de atividades com os alunos, o projeto visa orientar educadores e pedagogos, reproduzindo, através de uma cartilha digital, atividades teatrais que podem ser desenvolvidas nas escolas. Assim, os profissionais que estão na linha de frente, diretamente em contato com os alunos, podem continuar a desenvolver atividades teatrais e fomentar a prática em suas escolas.

“Vamos fazer primeiro um trabalho prévio nas escolas para criar a expectativa e preparar os estudantes para essa experiência. Depois elas vêm ao teatro para assistir essa exibição de companhias teatrais paranaenses”, explicou a superintendente-geral da Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É empolgante ver as crianças emocionadas, visitando um teatro pela primeira vez, e é exatamente isso que queremos proporcionar aos paranaenses”.

As amigas Paola Rudniki, de 10 anos, e Maria Vitória Basan, de 9 anos, estavam ansiosas para ver a peça. As duas são alunas do 4º ano da Escola Municipal Madalena Portella, de Campo Largo. “É a primeira vez que venho ao teatro, eu só fui ao cinema. Eu estou nervosa para saber o que vai acontecer”, contou Maria. “Eu já fui no teatro, mas é a primeira vez em um tão grande, também gostei muito do lugar. Eu também quero fazer teatro para fazer as crianças rirem”, disse Paola.

O Palco Paraná, organização social sem fins lucrativos que faz a gestão da iniciativa, lançou edital de chamamento para escolher as companhias produtoras participantes. Foram selecionadas as quatro melhores propostas de produtoras, que executarão os espetáculos nas oito macrorregiões do Estado, sendo duas áreas de atuação para cada contemplada: Curitiba e Litoral; Nordeste e Noroeste; Oeste e Sudoeste; e Centro-Sul e Campos Gerais.

GUAÍRA
Foto: José Fernando Ogura/AEN


ESPETÁCULO INICIAL – Inspirado em canções de Vinícius de Moraes e Toquinho, “A Arca de Noé” é um verdadeiro caso de amor entre a literatura, o teatro e a música popular brasileira. Vinícius escreveu poemas de espírito infantil para os seus filhos e um dia resolveu transformá-los em música com a parceria de Toquinho.

Dali para o teatro foi um pulo e “A Arca de Noé”, com alguns de seus poemas mais famosos como “O Pato”, “Corujinha”, “Pinguim” e “São Francisco”, transformaram-se em verdadeiros hinos cantados por crianças do Brasil inteiro. É uma viagem pelo mundo encantado das rimas, da imaginação e da inteligência. No elenco estão Edgard Assumpção, Jeff Bastos, Marwem HD, Ingrid Bozza, Ronald Lima, Amanda Leal e Joseane Berenda. Essa peça não fará parte do circuito oficial do programa. 

PRESENÇAS – Também participaram do evento a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa; o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro; o presidente do Palco Paraná, Andrei Mucelini; e o diretor de Relações Internacionais da Audi Brasil, Antonio Calcagnotto.

AEN

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